gnats + cephalotus
-
- Membro ativo (2)
- Agradeceu: 11 vezes
- Agradecimentos: 34 vezes
- Contato:
gnats + cephalotus
Opa, beleza pessoal?
Tenho um cultivo relativamente grande dentro de casa em ambientes que obviamente estão com umidade sempre próximo a 100% e hoje fui dar uma manutenção em tudo e achei no solo da minha estimada cephalotus adulta uma quantidade absurda de larvas de fungus gnats.
Buscando informação pela web achei que a melhor solução para reduzir o problema é trocar o solo completamente e sabemos que as cephas tem uma grande tendência a mortalidade após troca de vaso e solo. Eu estava planejando trocar ela de vaso somente na primavera (lá por novembro) sem mexer na composição atual do solo que é puro musgo e adicionar turfa + areia em volta dela.
Alguma ideia de como posso fazer o controle das larvas sem precisar substituir o solo?
Tenho um cultivo relativamente grande dentro de casa em ambientes que obviamente estão com umidade sempre próximo a 100% e hoje fui dar uma manutenção em tudo e achei no solo da minha estimada cephalotus adulta uma quantidade absurda de larvas de fungus gnats.
Buscando informação pela web achei que a melhor solução para reduzir o problema é trocar o solo completamente e sabemos que as cephas tem uma grande tendência a mortalidade após troca de vaso e solo. Eu estava planejando trocar ela de vaso somente na primavera (lá por novembro) sem mexer na composição atual do solo que é puro musgo e adicionar turfa + areia em volta dela.
Alguma ideia de como posso fazer o controle das larvas sem precisar substituir o solo?
- MarcielS
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 1148 vezes
- Agradecimentos: 1471 vezes
Se a planta está saudável, pode trocar o substrato agora. É bom também verificar o restante do cultivo.
Algumas sugestões neste tópico.
fungus-gnat-t2835.html
Abç
Algumas sugestões neste tópico.

fungus-gnat-t2835.html
Abç
- Juliano Alves
- Membro ativo (4)
- Agradeceu: 17 vezes
- Agradecimentos: 38 vezes
Olá Eduf.
Olha infelizmente trocar o substrato é o único meio, já que alem das larvas deve ter vários ovos, então se tentar controlar somente as larvas seria como enxugar gelo.
E acredito também que esse maldito vai estar infestado em vários vasos, logo o melhor é avaliar o dano.
Boa sorte!
Abraços
Olha infelizmente trocar o substrato é o único meio, já que alem das larvas deve ter vários ovos, então se tentar controlar somente as larvas seria como enxugar gelo.
E acredito também que esse maldito vai estar infestado em vários vasos, logo o melhor é avaliar o dano.
Boa sorte!
Abraços
"Vou chorar sem medo
Vou lembrar do tempo
De onde eu via o mundo azul..."
Nenhum de Nós
Vou lembrar do tempo
Nenhum de Nós
- rdrgobra
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 922 vezes
- Agradecimentos: 1146 vezes
O ideal seria trocar o substrato de todo o cultivo, mas dependendo da quantidade de plantas que possui isso demandaria tempo e muito dinheiro. Preventivamente use o bioinseticida Dimy Pel para lidar com as larvas e, para os insetos adultos, use armadilhas colantes de cor amarela
.
Boa sorte, pois vai precisar
.
Abs,
Rodrigo F. Costa

Boa sorte, pois vai precisar

Abs,
Rodrigo F. Costa
"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."
Groucho Marx (1890-1977)
Groucho Marx (1890-1977)
-
- Membro ativo (2)
- Contato:
o que me deixa mais irritado é que achei eles também nas seedlings que ainda não tem tamanho para transplante e nas sementeiras que ainda não deram sinal visivel de germinação. Só notei que havia algo errado a partir do momento em que as armadilhas de dios com poucos mm de tamanho estavam se fechando. O estranho é que não vejo adultos voando aqui (o cultivo indoor fica dentro do meu escritório e passo muitas horas aqui do lado das plantas).
Fazer transplante com a previsão do tempo avisando que terá temperaturas próximas a zero nos proximos dias é desanimador.
Ah, uma duvida importante: Qual melhor substrato para usar depois da infestação nas dios e cephas?
Tenho na mão todas as opções: Turfa, perlita, areia de construcao e de aquario, musgo chileno e musgo comum desidratados e musgo comum vivo.
Fazer transplante com a previsão do tempo avisando que terá temperaturas próximas a zero nos proximos dias é desanimador.
Ah, uma duvida importante: Qual melhor substrato para usar depois da infestação nas dios e cephas?
Tenho na mão todas as opções: Turfa, perlita, areia de construcao e de aquario, musgo chileno e musgo comum desidratados e musgo comum vivo.
- Paulo
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 501 vezes
- Agradecimentos: 697 vezes
Olá,
Certa vez eu tive o desprazer de ter o maldito gnats em minhas plantas.
Eu resolvi comprando um acaro que é predador das larvas e dos ovos.
Comprei nessa empresa https://www.promip.agr.br/ o problema é o frete, mas penso que vale tudo para salvar nossas plantas.
Estava esquecendo o produto o acaro é esse https://www.promip.agr.br/stratiomip.
Paulo
Certa vez eu tive o desprazer de ter o maldito gnats em minhas plantas.
Eu resolvi comprando um acaro que é predador das larvas e dos ovos.
Comprei nessa empresa https://www.promip.agr.br/ o problema é o frete, mas penso que vale tudo para salvar nossas plantas.
Estava esquecendo o produto o acaro é esse https://www.promip.agr.br/stratiomip.
Paulo
Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
-
- Membro ativo (2)
- Contato:
achei o dimy pel aqui na leroy merlin.. posso usar sem medo? aplico em tudo sem medo/dó no substrato ou alguma recomendação? a fita amarela estava muito caro e descobri que tenho fita isolante amarela.rdrgobra escreveu:O ideal seria trocar o substrato de todo o cultivo, mas dependendo da quantidade de plantas que possui isso demandaria tempo e muito dinheiro. Preventivamente use o bioinseticida Dimy Pel para lidar com as larvas e, para os insetos adultos, use armadilhas colantes de cor amarela.
Boa sorte, pois vai precisar.
Abs,
Rodrigo F. Costa
Achei várias recomendações que o melhor "tratamento" para o gnat adulto é drosera e ou pings.
Quero que o transplante completo de substrato seja a ultima opção possível, a minha cepha eh a "filhinha do papai"

Paulo: vou tentar o dimy pel que está aqui na minha mão, se não funcionar apelo para sua dica. Obrigado!
[thumbnail]https://imageshack.com/a/img921/2163/kxBYLW.jpg[/thumbnail]
estava inspecionando o musgo e olha o que achei... que praga é essa?

- Juliano Alves
- Membro ativo (4)
Olá Eduf!
Se for um minusculo inseto ai trata-se de um Colêmbolo, ele não é uma praga, até ajuda na alimentação de pequenas dróseras.
Com ele não precisa se preocupar.
Abraços!
Se for um minusculo inseto ai trata-se de um Colêmbolo, ele não é uma praga, até ajuda na alimentação de pequenas dróseras.
Com ele não precisa se preocupar.

Abraços!
"Vou chorar sem medo
Vou lembrar do tempo
Nenhum de Nós
Vou lembrar do tempo
Nenhum de Nós
- Juliano Alves
- Membro ativo (4)
Exatamente, fique tranquilo!eduf escreveu:certeza? tem muitos, muitos deles andando em todo substrato... eles "saltam" e somem. confirma?
Abs.
"Vou chorar sem medo
Vou lembrar do tempo
Nenhum de Nós
Vou lembrar do tempo
Nenhum de Nós
-