Penso este vídeo já ser de conhecimento de muitos, eu desconhecia.
no momento penso em tentar menos sphagnum ou sem, e novamente o uso de pó de casca de coco + fibra de pinus (nem imaginava) + perlita e menos areia.
[BBvideo 640,480][/BBvideo]
substrato
- Edson Poscai
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 739 vezes
- Agradecimentos: 1956 vezes
- elinston
- Membro ativo (3)
- Agradeceu: 4 vezes
- Agradecimentos: 37 vezes
Achei muito interessante o vídeo, me trouxe muitas ideias, já que por aqui é bem difícil encontrar o Sphagnum e beem mais difícil encontrar a turfa. Obrigado por compartilhar Edson! Abraço! 

-
- Newbie
- Agradeceu: 2 vezes
- Agradecimentos: 2 vezes
já havia assistido a esse vídeo e a outros desse mesmo cara e pode ser impressão minha mas observei que fora do Brasil eles preferem outras alternativas ao sfagnum, por motivos de acesso e ambientais também, daqui algum tempo farei testes com outros substratos por essas mesmas questões...
A vida de um homem é oque seus pensamentos constroem.
-
- Membro ativo (4)
- Agradeceu: 113 vezes
- Agradecimentos: 59 vezes
Também já havia visto o video, realmente concordo com o ludgero, o preço do musgo sphagnum é muito caro nestas partes do mundo (inclusive aqui) então eles optam por outras misturas, tais elas como a turfa ácida e perlita, casca pínus e fibra de coco e etc... Porém a turfa também é perigosa para o meio ambiente, então... alguns trocam a turfa por estas misturas, poderei fazer testes alem de areia e sphagnum daqui a algum tempo
eu preciso parar de ser trouxa
- Edson Poscai
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 739 vezes
- Agradecimentos: 1956 vezes
por que já não começar?
qdo vierem as germinações e terem mudas de sobra, façam as experiências.
sugestão: façam o tratamento do pó de coco para diminuir o alto índice de tanino. adquiram a serragem usada para hamstere e a peneirem.
pó de coco e fibra para quem mora próximo a Bahia, fica barato. o caro é o frete para quem mora distante, como no meu caso ficou.
o saco de serragem para hamster paguei aqui 3,00 saco com 350 gr q é do tamanho de um travesseiro.
não usem 50% de pó de coco, fica muito forte, mas usem 50% de serragem. usem proporção em combinação com areia e um pouco de sphagnum. outros sem sphagnum.
minhas experiências estão com somente 30 dias/20/10 dias. espero daqui a uns 3 meses publicar algo.
qdo vierem as germinações e terem mudas de sobra, façam as experiências.

sugestão: façam o tratamento do pó de coco para diminuir o alto índice de tanino. adquiram a serragem usada para hamstere e a peneirem.
pó de coco e fibra para quem mora próximo a Bahia, fica barato. o caro é o frete para quem mora distante, como no meu caso ficou.
o saco de serragem para hamster paguei aqui 3,00 saco com 350 gr q é do tamanho de um travesseiro.
não usem 50% de pó de coco, fica muito forte, mas usem 50% de serragem. usem proporção em combinação com areia e um pouco de sphagnum. outros sem sphagnum.
minhas experiências estão com somente 30 dias/20/10 dias. espero daqui a uns 3 meses publicar algo.

Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
-