Estou lendo aqui e em outros lugares sobre a dormência da dionaea e então resolvi mostrar a vocês 3 estágios de dionaeas que tenho aqui.
Tenham em mente que as fotos foram tiradas agora há pouco e os procedimentos eu que fiz, foi lendo muito, principalmente de cultivadores de fora do Brasil.
Eu não garanto que seja a forma correta, sei que está dando certo para mim, mas vamos lá.
1ª Dionaea acordada, percebam que ela não tem um folha ou armadilha escura e está bombando. Ganhei ela a uns meses já adulta e até hoje nenhuma armadilha preta.
2ª Dionaea em estado Zen, digo isso porque estão faltando dois fatores para dormência profunda que são baixa temperatura e diminuição do foto período.
Percebam a quantidade de armadilhas e folhas pretas, eu tenho uma jardineira com dezenas de plantas no mesmo estado. Foram germinadas entre agosto/setembro 2014.
3ª Dionaea acordando, ela está na mesma jardineira que a 2ª, todas as folhas ficaram pretas e ela desapareceu e agora está voltando, pensei que a tivesse perdido. Germinada no mesmo período que a segunda.
A unica coisa que fiz em relação a jardineira aonde estão as plantas no estado ZEN, foi diminuir e muito a água, estou mantendo o substrato levemente úmido.
Como a maré não está para peixe eu não consigo fazer um sistema de refrigeração para elas o que seria o ideal.
Levando em conta tudo que escrevi acima, se a planta não tiver ficando com as armadilhas pretas é bobagem induzir a dormência. Como a da primeira foto.
Se a planta já está ficando como na segunda foto ela já está entrando em dormência e aí cabem um dos seguintes procedimentos:
a- tirar do substrato, retirar todas as folhas mortas, lavar o rizoma e raízes e colocar por um tempo aproximado de 60 dias na geladeira.
b- diminuir o tempo de exposição a luz e manter o substrato apenas úmido.
c- manter o substrato apenas úmido (processo que utilizei porque junto tem outras plantas), não diminuindo o período de exposição a luz.
Importante: Tem que levar em conta que meu cultivo é indoor e que esse ano o verão foi atípico com poucos dias quentes. No ano passado eu perdi muitas plantas porque foram cozidas.
Então é isso aí, espero que ajude.
Abraços,
Paulo