Edson Poscai escreveu:James, busque o qto antes aquirir o musgo sphagnum. veja em:
duvidas-comuns-de-iniciante-t6288.html
agora é deixar quieto, veja se a água está sendo o bastante. aparenta estar sendo pouco. "*aparenta"
observe se falta um pouco de água, coloque mais água no pires e ou se está sendo deste outro substrato. este q está em suas fotos eu tenho, mas pouco e em mistura com o sphagnum, e como sendo pouco e em mistura não tive problemas. mas o seu está sendo único.
adquira o sphagnum, pois você irá precisar para em breve por em vaso as mudinhas, q esperamos aguentarem e até ficarem aptas para a troca. boa sorte.

Pois então Edson, esse musgo ali pelo o que andei verificando, é uma espécie de mistura, antes de comprar e tudo o mais, a moça que me deu este musgo, ela disse que também usa pra germinação (de outras plantas), e a unica coisa negativa é ele que vem misturado com o musgo de java, então antes de fazer a preparação, retirirei o máximo possível do musgo de java, picotei, e fervi, a outra parte que não utilizei, adquiriu aquela cor palha do sphagnum. Acredito eu que o musgo era muito verde quando fiz o plantio nele.
a questão da água, eu retirei das bandejas pra tirar as fotos, mas fica normalmente metade do copinho submerso em água de poço....
Minha preocupação agora é que, como elas conseguiram germinar, só queria mantê-las vivas.
Assim que possível eu tiro uma foto do musgo que guardei depois da fervura, pra vocês analisarem....
smart2 escreveu:bem amigo, primeiramente esse musgo não me pareceu ser musgo sphagnum. quanto a elas irem longe isso so o tempo dirá heh, e perfeitamente normal elas empacarem nesse tamanho por um bom tempo, bom mesmo, tenho 3 mudas de dionaeas germinadas a +ou- 3 meses e estão do mesmo tanho ou menor que as suas...
Smart2, pois é, puro eu sei que ele não é :/
mas como a moça que me deu ele, garantiu que era, só estava "verde" e misturado com o Java....
tenho aproximadamente umas 10 mudas germinadas da droseras e 1 da dioneia....