
________________________
Cianobactérias - ''Algas azuis'' - No cultivo de plantas carnívoras

[img]https://imageshack.com/a/img922/7237/ReAi0n.jpg[/img]
Definição::
Extremamente parecidas com as bactérias, as cianobactérias são também procariontes. São todas autótrofas fotossintetizantes, mas suas células não possuem cloroplastos. A clorofila, do tipo a, fica dispersa pelo hialoplasma e em lamelas fotossintetizantes, que são ramificações da membrana plasmática.
Além da clorofila, possuem outros pigmentos acessórios, como os carotenóides (pigmentos semelhantes ao caroteno da cenoura), ficoeritrina (um pigmento de cor vermelha, típico das cianobactérias encontradas no Mar vermelho) e a ficocianina (um pigmento de cor azulada, que originou o nome das cianobactérias, anteriormente denominadas "algas azuis") . Elas vivem no mar, na água doce e em meio terrestre úmido.
Há espécies que possuem células isoladas e outras que formam colônias de diferentes formatos.
Causa em cultivo e Danos causados:
Cianobactérias, tem a fama de se alastrar na superficie de nossos vasos, pelo substrato, estão propensas a aparecerem sem perguntar se podem entrar em nosso cultivo pelo seguinte fator: Humidade + Luminosidade, estes dois itens que são indispensáveis na maioria de nossas plantas, tornam o ambiente mais que propicício ao desenvolvimento de cianobactérias, a agua sempre presente e retida em nossos substratos em conjunto á alta iluminação também é um convite á Algas, que também tem ligação com as cianobactérias, sendo que em um vaso onde algas ja estejam presentes, há uma maior chance de que dali se desenvovam cianobactérias. Por ter um aparecimento tão repentino devido as básicas condições que estão presentes em nossos cultivos, é mais uma questão de controle que de prevenção, mante-las afastadas.
Cianobactérias podem causar quando presentes em nosso cultivo:
-Ajuda na degradação do substrato.
-Mau cheiro
-Sufocamento de plantas quando em grande quantia, podendo atrapalhar o desenvolvimento das raizes, podendo causar desde a redução no desenvolvimento á morte da planta.
-Atrapalhar o desenvolvimento de sedlings ( mudas recém germinadas ), também por meio do sufocamento, e evitando seu pleno desenvolvimento.
-Impossibilitando a germinação de sementes, visto que estas são de um tamanho reduzido e ficam na superficie do substrato, também por meio de sufocamento, podem não conseguir germinar devido estarem ''enterradas'' pelas cioanobactérias.
Identificação:
Sua identificação na superficie do substrato de plantas em cultivo é deveras tranquila de ser feita, de aparência parecidas com algas, cianobactérias possuem uma forma mais gelatinosa e espessa, circundada em algumas ocasiões por um leve contorno, pouco perceptivel, podendo as cioanobactérias apresentarem varios formatos, desde pequenos pontos, a alastrações que tomam maior parte da superfice e interior superficial do substrato.
Apesar do nome popular antigamente mais falado '' Algas azuis''', cianobactérias não possuem apenas a cor verde azulada como padrão, podem variar também em cores como: verde bronze, rubro-avermelhado, verde amarelado, verde água.
Abaixo vemos em uma imagem, de origem deste mesmo fórum, um exemplo de cianobactéria em de aspécto ''verde bronze:
[img]https://imageshack.com/a/img921/8761/UA1qui.jpg[/img]
imagem proveniente do: Ivan
Tratamento, remoção:
Em caso de poucas, um ou outro ponto de crescimento, é possível efetuar a remoção com um simples palito de dente, ou pinça, agarrando e retirando a pequena parte superficial do substrato que contém a cianobactéria.
Em caso de maior infestação, com grande ocupação da superfie, pode ser feito o uso de água oxigênada em pequenas doses bem diluida em agua, e levemente borrifado sobre o substrato, ao passar de alguns minutos, a superficie deve ficar um pouco efervecente e '' derreter'' tanto algas quanto cianobactérias presentes, eliminando-as. Apesar de ser um método efetivo, saliaento: Se possível, em vasos com plantas frágeis, mudas muito jovens, sedlings, evitar o uso deste meio, pois as plantas podem não resistir a reação quimica e virem a serem eliminadas também, de prefrerência aa este método em espécimes já fortes, adultos.
Em uma avaliação em que a situação seja muito forte, e haja camadas da cianobactéria, tanto na superficie quando por dentro das bordas e fendas, interior, do substrato, o mais recomendado é que seja feita a troca do substrato, replantando a espécime em substrato novo e devidamente preparado. Pode também dependendo da gravidade, ser realizada a esterilização, retirando todo o substrato e dando uma fervura em água e reutilizar o mesmo substrato no replantio da planta.
Ná dúvida, o bom e sempre válido e indicado: Reduzir o nivel de água presente nos vasos, mantendo o substrato apenas humido não encharcado, e reduzir temporariamente o tempo de iluminação, o que deve favorecer o enfraquecimento da estrutura e o desaparecimento das cianobactérias.
Fontes:
cianobacterias-causas-sintomas-e-conseq ... t4723.html ( informações assímiladas e imagem )
https://www.sobiologia.com.br/conteudos ... onera4.php
Informações de conhecimento e experiências próprias e de amigos.
Espero que seja util, e que toda informação complementar seja bem vinda ao tópico, abraços;
