Dionaeas pretas - Dormencia - vejam as minhas
- Paulo
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 501 vezes
- Agradecimentos: 697 vezes
Dionaeas pretas - Dormencia - vejam as minhas
Pessoal,
Essa é para quem está com as dionaeas ficando pretas.
Vejam as minhas, até uns 15 dias atrás elas estavam bombando, mas começaram a ficar pretas. Elas são frutos de sementes que recebi em agosto vindas da Alemanha.
Nesse período eu já tirei muitas folhas pretas, ou cortando ou puxando com uma pinça.
Pelo muito que li até agora elas estão pedindo dormência.
O ideal é diminuir o tempo de iluminação e baixar a temperatura para uns 15ºC durante umas 10 semanas.
Tem mais, em vez de colocar na geladeira o recomendado é deixar no substrato apenas úmido nesse período. Se processo de geladeira não for bem feito pode dar fungos no rizoma e a planta será perdida. Meu problema é que agora eu não consigo preparar a segunda estufa para dormência.
[thumbnail]https://galeria.carnivoras.com.br/galle ... ge_id=1332[/thumbnail] [thumbnail]https://galeria.carnivoras.com.br/galle ... ge_id=1331[/thumbnail]
Paulo
Essa é para quem está com as dionaeas ficando pretas.
Vejam as minhas, até uns 15 dias atrás elas estavam bombando, mas começaram a ficar pretas. Elas são frutos de sementes que recebi em agosto vindas da Alemanha.
Nesse período eu já tirei muitas folhas pretas, ou cortando ou puxando com uma pinça.
Pelo muito que li até agora elas estão pedindo dormência.
O ideal é diminuir o tempo de iluminação e baixar a temperatura para uns 15ºC durante umas 10 semanas.
Tem mais, em vez de colocar na geladeira o recomendado é deixar no substrato apenas úmido nesse período. Se processo de geladeira não for bem feito pode dar fungos no rizoma e a planta será perdida. Meu problema é que agora eu não consigo preparar a segunda estufa para dormência.
[thumbnail]https://galeria.carnivoras.com.br/galle ... ge_id=1332[/thumbnail] [thumbnail]https://galeria.carnivoras.com.br/galle ... ge_id=1331[/thumbnail]
Paulo
Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
- Edson Poscai
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 739 vezes
- Agradecimentos: 1956 vezes
aparenta poucas. tenho um pq vaso onde plantei as mudas q iam aparecendo. estão cheias
foi muito bom ler, eu imaginava ser algum inseto, formiga ou parecido.

foi muito bom ler, eu imaginava ser algum inseto, formiga ou parecido.
Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
- Paulo
- Membro ativo (5)
Pessoal,
Nesse link https://translate.google.com.br/transla ... t=&act=url que já está traduzido tem um passo a passo de como fazer a dormência na geladeira.
Não sei se esse tutorial é purismo ou necessidade mesmo.
Detalhe, não estão vendo muitas plantas com armadilhas pretas porque eu venho as retirando tem duas semanas.
Paulo
Nesse link https://translate.google.com.br/transla ... t=&act=url que já está traduzido tem um passo a passo de como fazer a dormência na geladeira.
Não sei se esse tutorial é purismo ou necessidade mesmo.
Detalhe, não estão vendo muitas plantas com armadilhas pretas porque eu venho as retirando tem duas semanas.
Paulo
Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
- Aloysio
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 188 vezes
- Agradecimentos: 159 vezes
Paulo, são plantas muito bonitas que você germinou aí.
Fico pensando se o problema com as folhas não é outro, penso que são plantas muito jovens para necessitarem dormência.
Você já tentou lavar o substrato? Talvez alguma substância esteja acumulando em níveis tóxicos.
Boa sorte.
Fico pensando se o problema com as folhas não é outro, penso que são plantas muito jovens para necessitarem dormência.
Você já tentou lavar o substrato? Talvez alguma substância esteja acumulando em níveis tóxicos.
Boa sorte.
- Paulo
- Membro ativo (5)
Aloysio,
Estou usando sphagum, pó de casca de coco lavado e areia. A que você me mandou está no mesmo substrato e bombando.
Tenho da mesma leva apenas em sphagnum e areia e estão do mesmo jeito.
Acontece que essas dionaeas são de sementes que vieram da Alemanha e o fornecedor as deixa ao relento.
Teoricamente já eram para estar em dormecia, visto que foram colhidas em julho, chegaram aqui no inicio de agosto e germinaram em 15 dias.
Abraço,
Paulo
Estou usando sphagum, pó de casca de coco lavado e areia. A que você me mandou está no mesmo substrato e bombando.
Tenho da mesma leva apenas em sphagnum e areia e estão do mesmo jeito.
Acontece que essas dionaeas são de sementes que vieram da Alemanha e o fornecedor as deixa ao relento.
Teoricamente já eram para estar em dormecia, visto que foram colhidas em julho, chegaram aqui no inicio de agosto e germinaram em 15 dias.
Abraço,
Paulo
- Senhor Bellsprout
- Membro ativo (4)
- Agradeceu: 65 vezes
- Agradecimentos: 94 vezes
Eu tenho uma dúvida, tipo, eu comprei 4 dionaeas do Ono, atualmente somente 1 delas começou a desenvolver uma armadilha e já tem um nova nascendo, já as outras 3 as pontas das armadilhas estão ficando pretas antes mesmo de desenvolver, é dormência?
Seja a mudança que você quer ver no mundo.
- Paulo
- Membro ativo (5)
Olá,
Imagino que quase todas as plantas que o Ono vende já estão climatizadas e são clones.
Dê uma olhada na umidade se não está muito encharcada e na luminosidade tem que ser intensa.
Caso as condições acima estejam bem, ela está pedindo dormência.
Paulo
Imagino que quase todas as plantas que o Ono vende já estão climatizadas e são clones.
Dê uma olhada na umidade se não está muito encharcada e na luminosidade tem que ser intensa.
Caso as condições acima estejam bem, ela está pedindo dormência.
Paulo
- Senhor Bellsprout
- Membro ativo (4)
- Agradeceu: 65 vezes
- Agradecimentos: 94 vezes
Estão todas dividindo a mesma caixa de leite, ou seja, mesmo níveil de água e mesma quantidade de sol.
Seja a mudança que você quer ver no mundo.
-