Olá, pessoal! Desculpem a minha ausência prolongada, mas foi por um bom motivo.j4ck_666 escreveu: ... A caixa foi fiscalizada, abriram, mas não mecheram nas plantas...
Eu aqui no Estado do Espírito Santo trabalho justamente na Secretaria de Estado da Fazenda, ou seja, na fiscalização de mercadorias (apesar de que atualmente faço um trabalho somente interno).
Mas, eu gostaria de falar alguma coisa sobre isso que aconteceu com essa remessa de plantas especificamente.
Na verdade, a fiscalização estava mesmo preocupada com relação à natureza da carga e possível sonegação de impostos, no caso, o ICMS. Nenhuma preocupação com o fato de serem plantas importadas ou não, se o IBAMA teria algum interesse... Nada disso... Foi uma simples conferência de conteúdo.
O que acontece hoje em dia é que um número muito grande de pequenas cargas valiosas são enviadas por via postal de forma ilegal, propiciando a sonegação de impostos: celulares caros, peças de computador, etc.
Portanto é perfeitamente legal o que aconteceu. Eles estavam simplesmente fazendo o trabalho deles. Por não se tratar de nenhuma carga do tipo descrito eles liberaram logo.
Assim vai um conselho muito útil a todos: evitem remessas de plantas no mês de dezembro, por causa da proximidade com o Natal. Além do número muito maior de encomendas nos correios, também aumenta a quantidade de cargas ilegais e o risco de nossas inocentes PC's serem abordadas no caminho aumenta bastante, pois em alguns estados a fiscalização pode "apertar".

Eu mesmo tinha uma remessa para receber por esses dias, mas adiei para meados de janeiro, justamente por causa disso!
Espero que essa informação seja útil a vocês!