Sempre tive vontade de seguir a BR 101 no sentido Rio-Santos só para poder olhar a Serra do Mar. Quando se mora numa planície com um interior semi-árido, pra se encontrar qualquer tipo de vegetação ombrófila, a única saída é dar uma visitinha aos estados vizinhos. Além de que, depois de alguns anos (a menos que se tenha uma motivação, como um esporte), ir a praia perde a graça.
Não cheguei a descer a Rio-Santos, mas tive a oportunidade de subir um pedaço dela, passando pouco da Mogi-Bertioga (lembrei de alguém aqui do fórum

"A Trilha do Guaratuba, no Loteamento Costa do Sol, possui nível médio de dificuldade e o acompanhamento de monitores credenciados é obrigatório. Seu percurso de 4km apresenta travessia de rio, passando por áreas de restinga baixa e alta, mata de encosta e mata ombrófila densa."

Me disseram que a trilha termina em uma cachoeira, mas caminhar em meio a um grupo de botânicos é sinônimo de andar devagar, então nem chegamos ao rio e já deu a hora de voltar.
Bem no começo, perguntei a guia (que, aliás, foi muito simpática) se cruzaríamos algum trecho de restinga herbácea e já fiquei animado quando ouvi um sim. Daí indaguei se ela conhecia as droseras e respondeu "É a planta carnívora, né?".
Prontamente respondo "Issumemu, sabe se vamos encontrar alguma ao longo da trilha?", "Ali na frente o chão é cheio delas"...

E não é que tinha mesmo?
Nunca tinha visto D. capillaris na Natureza, apesar de já ter o cultivar "long arm form" faz um tempo. Tenho que admitir que são pequenas, bem menores do que esperava.




Syngonanthus sp., acho que é S. chrysanthus

E um visitante



Syngonanthus junto às droseras

Uma Tibouchina, acho que deve ser a T. heteromalla

Lógico que não podia faltar U. subulata



Seguindo mata adentro, vi a maior concentração de bromélias que consigo recordar. Aliás, é um percurso bonito, especialmente quando a floresta abriga a trilha.

Sem falar nas orquídeas, a minha preferida foi esta Rodriguezia venusta:

A segunda campina que a trilha cruzava tinha droseras maiores e um carpete de U. subulata que me lembra as lagoas daqui do estado.
É interessante ver que tem algumas D. capillaris aquáticas. Ver elas grandes assim debaixo d'água me faz pensar que talvez essas emersas que estão maiores deveriam estar submersas há poucas semanas e ficaram expostas quando a água abaixou.
[thumbnail]https://farm1.staticflickr.com/651/2266 ... e582_c.jpg[/thumbnail] [thumbnail]https://farm6.staticflickr.com/5645/227 ... 5e8f_c.jpg[/thumbnail] [thumbnail]https://farm6.staticflickr.com/5822/220 ... 198c_k.jpg[/thumbnail]




E mais uma U. subulata pra acabar


Fim!!