Polinização - Como Fazer?
- rdrgobra
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 922 vezes
- Agradecimentos: 1146 vezes
Algo em torno de uma semana
.
Abs,
Rodrigo F. Costa

Abs,
Rodrigo F. Costa
"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."
Groucho Marx (1890-1977)
Groucho Marx (1890-1977)
-
- Newbie
Olá de novo, pessoal do fórum!
Como vocês haviam sugerido, tentei fazer a polinização do minha Dionaea, porém parece que os grãos de pólen não estão nos estames
(pensei que talvez os estames simplesmente ainda não abriram).
Aliás, no dia que a flor abriu, uma espécie de abelha estava ronrando ela. Será que foi isso?
Sabem se ainda dará para fazer a polinização?

Como vocês haviam sugerido, tentei fazer a polinização do minha Dionaea, porém parece que os grãos de pólen não estão nos estames

Aliás, no dia que a flor abriu, uma espécie de abelha estava ronrando ela. Será que foi isso?
Sabem se ainda dará para fazer a polinização?

- Edson Poscai
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 739 vezes
- Agradecimentos: 1956 vezes
abelhas são excelentes em polinização, tomara q ela tenha pousado na flor e feito a polinização. 
outra, vamos aguardar mais ajuda, mas neste caso o polen aparenta já ter passado do tempo.

outra, vamos aguardar mais ajuda, mas neste caso o polen aparenta já ter passado do tempo.
Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
- Fatikn
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 525 vezes
- Agradecimentos: 447 vezes
Se houver outras flores abertas com polen no estame é só colocá-los no estigma dessa flor
Eu sempre uso os polens de outras flores do buque...

Eu sempre uso os polens de outras flores do buque...

(・。・;)
Fatima
(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Fatima
-
- Newbie
Fátima, pensei nisso, mas por enquanto não tem
. Vou prestar mais atenção para poder fazer isso nas próximas flores que abrir.
Obrigada!!

Obrigada!!
- Edson Poscai
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 739 vezes
- Agradecimentos: 1956 vezes
complementando as dicas da amiga Fátima,
qdo você tiver outro vaso de dionaea tbm com flores, fazendo o cruzamento, pólen de uma dionaea no estigma da outra (outro vaso), melhor.
qdo você tiver outro vaso de dionaea tbm com flores, fazendo o cruzamento, pólen de uma dionaea no estigma da outra (outro vaso), melhor.

Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
- Roberta Duval
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 111 vezes
- Agradecimentos: 64 vezes
- Contato:
Oi gnt.
Passando pra deixar meu pitaco.
Qndo eu tinha Dionaea, fazia a polinização com pincel msm, até onde se sabia, não havia inseto capaz de fazê-lo.
Vi algumas pessoas falando de abelhas, não só aqui, até o Thiagom me procurou. Disse q via frequentemente as abelhas por lá, me mandou fotos dos supostos frutos mas estavam murchos, não havia sementes ali....
Fiquei pensando, depois de ver essa foso dos estames limpos sem pólen, se não seria possível as abelhas estarem atacando as flores, lambendo e retirando o pólen, restando nada para a polinização, uma vez que não são conterrâneas plantas e insetos...
Será? Ou é loucura minha?
Passando pra deixar meu pitaco.
Qndo eu tinha Dionaea, fazia a polinização com pincel msm, até onde se sabia, não havia inseto capaz de fazê-lo.
Vi algumas pessoas falando de abelhas, não só aqui, até o Thiagom me procurou. Disse q via frequentemente as abelhas por lá, me mandou fotos dos supostos frutos mas estavam murchos, não havia sementes ali....
Fiquei pensando, depois de ver essa foso dos estames limpos sem pólen, se não seria possível as abelhas estarem atacando as flores, lambendo e retirando o pólen, restando nada para a polinização, uma vez que não são conterrâneas plantas e insetos...
Será? Ou é loucura minha?
Roberta Duval
Retomando cultivos!!!
---
Listas: http://www.carnivoras.com.br/post7636.html#p7636
Cultivos
Atual:
https://flic.kr/s/aHskndTrne
Antigo:
- https://www.facebook.com/media/set/?set=a.2064995323199.79047.1794261552&type=1&l=a2296e144c
Retomando cultivos!!!
---
Listas: http://www.carnivoras.com.br/post7636.html#p7636
Cultivos
Atual:
https://flic.kr/s/aHskndTrne
Antigo:
- https://www.facebook.com/media/set/?set=a.2064995323199.79047.1794261552&type=1&l=a2296e144c
- Fatikn
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 525 vezes
- Agradecimentos: 447 vezes
O q eu sei, Roberta, é q por aqui, mesmo q eu não faça polinizações, a pinguicula x sethos e a dionaea dão frutos... na dio eu já vi uns insetinhos alados... é tipo uma abelha, mas de cor verde metálico... nunca consegui fotografá-la.... mas frequentemente estão rondando minhas plantas (as não carnivoras tb)
Acredito q alguns insetos devam ter descoberto algo interessante nessas flores e como elas são capazes de se polinizar com seu próprio pólen, acho q um simples passeio pela flor, seria o suficiente pra fertilização das flores...
Enfim... só um "achismo"
Acredito q alguns insetos devam ter descoberto algo interessante nessas flores e como elas são capazes de se polinizar com seu próprio pólen, acho q um simples passeio pela flor, seria o suficiente pra fertilização das flores...
Enfim... só um "achismo"

(・。・;)
Fatima
Fatima
- MarcielS
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 1148 vezes
- Agradecimentos: 1471 vezes
Oi Nina.
Se a flor é única e o problema ainda persiste, na dúvida utilize a própria antera para polinizar o estigma. Se mesmo assim não obter a polinização, essa flor produziu anteras estéreis.
Abç
Se a flor é única e o problema ainda persiste, na dúvida utilize a própria antera para polinizar o estigma. Se mesmo assim não obter a polinização, essa flor produziu anteras estéreis.
Abç
-