Há algum tempo eu levei uns vasos de dionaeas (diversos cultivares) para casa de meus pais, só que a trajetória do sol é estranha devido a orientação da casa que é face oeste.
Como lá é divido em dois na frente a casa, no meio as garagens e no fundo o quintal foi muito difícil achar um lugar que tenha sol durante grande parte do dia.
Eu tinha deixado elas ao relento na frente da casa, mas que começa a bater sol perto do meio dia e vai até as +/- 15hs.
Eu não estava lá numa semana que choveu muito e minha mãe tirou as plantas e colocou num lugar protegido, mas que bate apenas uma hora de sol.
Eu achei um lugar legal, que bate sol entre as 7hs da manhã e vai até as 16hs com uma folga de +/- 1h por volta das 10hs. E para não dar trabalho ao pessoal resolvi fazer um bog.
Antes das fotos vou passar os detalhes do vaso e do substrato.
Vaso com 11,5cm de largura, 31,5cm de comprimento e entre 11 e 12cm de profundidade.
Substrato, fundo com uma camada leve de bolotas de cerâmica, depois uma leve camada de perlita, depois uma leve camada de areia média de filtro de piscina, depois uma camada de sphagnum, depois mais areia, depois mais sphagnum, depois mais areia e por final uma camada mais grossa de areia 40% e sphagnum 60%. Até 2 cm da borda do vaso. 3cm abaixo do topo do substrato eu fiz furos para escoamento do excesso de água. O cano tem um enchimento de um material inerte que é usado em artesanato que fica ao nível do substrato para prevenir a proliferação de mosquitos.
Vamos as fotos, o vaso fica protegido de uma chuva direto em cima dele, apenas a água que bate na parede é que cai nele.
Aqui duas fotos do vaso, sinto que estejam tortas.
Essas fotos são do dia 26/09, quando eu fiz o bog, no último dia em Osasco dei uma olhada e vi que 2 ou 3 morreram ou vão brotar novamente e que as sobreviventes estão bombando.
Eu só tenho uma preocupação que é o calor, eu verifiquei que o vaso esquenta muito e fico receoso que esquente as raízes apesar de todo isolamento que coloquei.
Na minha próxima ida a Osasco vou tirar fotos e postarei para verem como está o desenvolvimento delas.
Abraços,
Paulo