Bom acho que esse é um dos motivos que nos faz acreditar que a dormência induzida é uma obrigação para quem quer manter as PCs saudáveis.
flp010 escreveu:É difícil aceitar a idéia de que a geladeira é dispensável quando estamos cercados de informações que nos dizem que a dormência induzida na geladeira é a melhor opção quando não se tem um inverno típico, ainda mais vindo de hobbistas que eu e outros iniciantes nesse hobby consideramos profissionais. Infelizmente acredito que absorvi a informação de modo que tenho medo de não induzir a dormência pois não quero perder nenhuma pc. Infelizmente já perdi um drosera capensis que gostava muito
Bom acho que esse é um dos motivos que nos faz acreditar que a dormência induzida é uma obrigação para quem quer manter as PCs saudáveis.
Mestre Marciel! Como está por aí?MarcielS escreveu:Amigos,
O cultivo de Dionaea sem uso da dormência induzida (ex: Gino, Marcos Ono, entre outros produtores), não significa que não devemos prover a planta de um descanso, pois é isso o que ocorre na natureza, no habitat original deste gênero carnívoro.
Nosso país é imenso, com os mais variados tipos de clima. Cabe a cada um interpretar e comparar as condições que dispõe, e a necessidade de realizar ou não a dormência na sua planta.
Originária da américa do norte, mais precisamente da Carolina do Norte, onde o clima é quente e úmido e com temperaturas no verão variando entre 9 C e 30 C, e no inverno a temperatura chega a atingir os 7 C negativos.
O fórum nos permite conhecer, debater, comparar e aprender novas formas de cultivo, mas não muda o que ocorre na natureza.
Abç
Estou em débito mesmo Paulão! Você é um grande amigo! Gosto muito de você!Paulo escreveu:Gino,
Meu irmão, realmente você está em falta com o fórum, pois seria ótimo contar com seus conhecimentos.
Esse lance da dormência no frio já deu muito o que falar por aqui e sempre é indicado colocar as plantas na geladeira, tem tópico e mais tópico sobre isso por aqui. E aí aparece uma informação nova dizendo que o frio é desnecessário, para mim foi uma tremenda surpresa, principalmente quando não foi informado de onde provinha tal informação.
Então agora eu fico na duvida se certas pc´s, como a que descreveu que entra em dormência no verão, estão na mesma categoria de algumas plantas frutíferas que conheço. O caqui que dá frutos no inverno e perde as folhas na primavera/verão, a tangerina e laranja para fazer doce que não perdem as folhas, mas dão frutos no inverno. Esses são alguns exemplos de plantas do hemisfério norte que não estão nem aí para a necessidade do frio, mas mantém as características genéticas das estações do ano originais.
Mas a dormência não o único paradigma a ser quebrado, temos alguns exemplos, o Marciel que está cultivando nepenthes em água, a composição de substratos, a necessidade de estratificação, etc.
O importante em todos esses tabus é que quando alguém apareça com uma novidade seja mencionado a fonte.
Abraço,
Paulo
Tô aqui acompanhando com especial interesse esse debate (bem salutar, por sinal)MarcielS escreveu:Restou ao fotoperíodo a função de gatilho para dormência?
pessoal, vcs são professores e eu iniciante. mas acho estas palavras as mais indicadas no momento. tenho uma q não induzi já para ver a reação, agora só o tempo poderá dizer.Seria interessante manter estes registros por mais um ou dois anos e comparar para saber até que ponto a dormência parcial ou falta dela influencia na saúde da planta como um todo.