Minha germinação
- mognato
- Membro ativo (2)
- Agradeceu: 12 vezes
- Agradecimentos: 13 vezes
Minha germinação
Olá,
hoje comecei a germinação de uma dionaea, d. carpensis e d. carpensis alba. Pus as sementes em copos plásticos com 100% de sphagnum, fechei os copos com papel plástico e os copos possuem furos embaixo para a entrada de água( 1ª e 2ª imagem ). Gostaria de saber se fiz algo de errado em relação a germinação, a mini estufa e a luz solar(indireta).
Já na 3ª imagem foi a doação de uma nepenthes do CássioMeneghel, fiz como no vídeo de instrução que dizia para cortar em nós(3 em 3 folhas) e após isso fazer um corte longitudinal no final caule para maior absorção de água e assim melhor enraizamento. Após 24 horas na água vou tirar os nós e colocar em sphagnum. Gostaria de saber se após ter botado em sphagnum, qual seria a relação com o astro rei? direta, indireta, ao poucos?
[img]https://i738.photobucket.com/albums/xx2 ... yiaato.jpg[/img]
[img]https://i738.photobucket.com/albums/xx2 ... ph7x4m.jpg[/img]
[img]https://i738.photobucket.com/albums/xx2 ... 7ed0e6.jpg[/img]
Obrigado.
hoje comecei a germinação de uma dionaea, d. carpensis e d. carpensis alba. Pus as sementes em copos plásticos com 100% de sphagnum, fechei os copos com papel plástico e os copos possuem furos embaixo para a entrada de água( 1ª e 2ª imagem ). Gostaria de saber se fiz algo de errado em relação a germinação, a mini estufa e a luz solar(indireta).
Já na 3ª imagem foi a doação de uma nepenthes do CássioMeneghel, fiz como no vídeo de instrução que dizia para cortar em nós(3 em 3 folhas) e após isso fazer um corte longitudinal no final caule para maior absorção de água e assim melhor enraizamento. Após 24 horas na água vou tirar os nós e colocar em sphagnum. Gostaria de saber se após ter botado em sphagnum, qual seria a relação com o astro rei? direta, indireta, ao poucos?
[img]https://i738.photobucket.com/albums/xx2 ... yiaato.jpg[/img]
[img]https://i738.photobucket.com/albums/xx2 ... ph7x4m.jpg[/img]
[img]https://i738.photobucket.com/albums/xx2 ... 7ed0e6.jpg[/img]
Obrigado.
Editado pela última vez por mognato em 29 Ago 2015, 15:18, em um total de 1 vez.
- Dener
- Membro ativo (4)
- Agradeceu: 32 vezes
- Agradecimentos: 117 vezes
Olá
Sobre a sua germinação tudo ok, só me resta lhe desejar boa sorte
As neps não tenho muito conhecimento para opinar, mas seria interessante saber quais espécies você tem, pois cada uma tem suas "exigências".
Parabéns pela organização
Abç
Sobre a sua germinação tudo ok, só me resta lhe desejar boa sorte

As neps não tenho muito conhecimento para opinar, mas seria interessante saber quais espécies você tem, pois cada uma tem suas "exigências".
Parabéns pela organização

Abç
- MarcielS
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 1148 vezes
- Agradecimentos: 1471 vezes
O espaçamento entre os nós e o tipo das folhas, parece ser N.graciliflora.
Pelo que parece suas estacas foram feitas de modo correto. Em algumas semanas as gemas localizadas logo acima das folhas começam a brotar.
A exposição a luz deve ser a mesma que a planta (Nepenthes) recebe, local bem iluminado que receba em algum momento do dia a luz do sol.
Boa sorte com as sementes.
Abç
Pelo que parece suas estacas foram feitas de modo correto. Em algumas semanas as gemas localizadas logo acima das folhas começam a brotar.

A exposição a luz deve ser a mesma que a planta (Nepenthes) recebe, local bem iluminado que receba em algum momento do dia a luz do sol.
Boa sorte com as sementes.

Abç
- MarcielS
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 1148 vezes
- Agradecimentos: 1471 vezes
É a prática.Dener escreveu: Caramba Marciel![]()
![]()
![]()
![]()
Mas existe uma margem de erro, hahahahh!

Abç
- rdrgobra
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 922 vezes
- Agradecimentos: 1146 vezes
Tudo aparenta estar OK, portanto a min só cabe desejar-lhe sorte no cultivo Mognato
.
hehehe...
Abs,
Rodrigo F. Costa

Caramba elevado ao quadrado, o Marciel tem o que eu chamo de feeling de cultivo apuradoMarcielS escreveu:O espaçamento entre os nós e o tipo das folhas, parece ser N.graciliflora.

Abs,
Rodrigo F. Costa
"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."
Groucho Marx (1890-1977)
Groucho Marx (1890-1977)
- CássioMeneghel
- Membro ativo (2)
- Agradeceu: 35 vezes
- Agradecimentos: 7 vezes
Putzzz, Marciel sabe pouco em
kkkk so pelo espaçamento
Espero que as sementes germinem Daniel ,que ai eu cato umas kkk... E que a nepen de tão certo quando a minha.

Espero que as sementes germinem Daniel ,que ai eu cato umas kkk... E que a nepen de tão certo quando a minha.

- smart2
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 613 vezes
- Agradecimentos: 759 vezes
amigo aparentemente esta correto pelo que aprendi ate aqui tb, porem confirme uma ação que já deve estar acontecendo, em outro por feito com o mesmo procedimento o amigo teve problemas com a umidade ou seja o plástico (acreditamos ser ele) não retia umidade, ou seja não ficava suadinho, que e o sinal do ciclo de umidade que vai e volta. observe se ele fenômeno esta ocorrendo e caso não esteja acredito que seja melhor mexer o quanto antes, pois no outro post la o chegado não estava conseguindo germinar por esse motivo.
Campanha - Doe suas Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
Campanha - Seja 1 Doador
Doe para Banco de Sementes
- mognato
- Membro ativo (2)
- Agradeceu: 12 vezes
- Agradecimentos: 13 vezes
Pois bem, smart2, percebi que em torno do copo houve condensação da água, da pra ver as gotículas, porém no topo do copo onde está o plástico, nao há gotículas. Será que isso é crucial para a germinação?
Outra dúvida: os copos onde estão as sementes devem ter furos para a entrada de ar? Devem receber luz solar indireta ou até mesmo direta(creio que nao por causa do sobreaquecimento, mas é uma dúvida)?
Outra dúvida: os copos onde estão as sementes devem ter furos para a entrada de ar? Devem receber luz solar indireta ou até mesmo direta(creio que nao por causa do sobreaquecimento, mas é uma dúvida)?

- Edson Poscai
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 739 vezes
- Agradecimentos: 1956 vezes
é normal ficar as goticulas acima. talvez o plastico não esteja vetando e está entrando e saindo ar fácil. experimente trocar o plastico.
qto aos furos, é recomendado um de cada lado, para entrada e saída de ar e furos pq's.
qto a luz solar, o recomendável é pouco tempo do sol fraco da manhã e/ou da tarde. qdo ao sol, sem o plástico. com plastico sim há o superaquecimento. e cuidado para não esquecer e ficar tempo demais no sol ou surpreendido por chuva.
qto aos furos, é recomendado um de cada lado, para entrada e saída de ar e furos pq's.
qto a luz solar, o recomendável é pouco tempo do sol fraco da manhã e/ou da tarde. qdo ao sol, sem o plástico. com plastico sim há o superaquecimento. e cuidado para não esquecer e ficar tempo demais no sol ou surpreendido por chuva.

Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
-