Comprei uma Dioneia em uma feira, a mesma encontrava-se com as conchas grande e avermelhadas.
Ao chegar em casa coloquei ela em um local que ele pegava luminosidade ( não coloquei sob sol direto ) ela estavas indo bem até o dia em que o vento derrubou o vaso ..
essa queda machucou algumas folhas ... dessa data em diante a mesma vem dando conchas muito pequenas ( elas estão sempre nascendo ) notei que ela ta começando a ficar com as folhas amareladas .. coloquei ela um pouco no sol, mas notei que ela não gostou muito .. ficou meio mucha.... retirei ela ... e ela ja esta "hidratada" e não encontra-se mucha...
depois de passar por tudo isso resolvi procurar na internet uma solução e cheguei nesse forum...
Alguem pode me dizer o que devo fazer?
posso colocar no sol? ( aqui é fortaleza-Ce ) terra do sol.. o sol é de matar ... hehehehe
Algumas fotos
[thumbnail]https://lh3.googleusercontent.com/-y9Sn ... 074822.jpg[/thumbnail][thumbnail]https://lh5.googleusercontent.com/-5bFR ... 074835.jpg[/thumbnail]
Dio com concha pequena (tenho que fazer a dormência? )
- Natanael_jr
- Newbie
- Agradeceu: 21 vezes
- Agradecimentos: 3 vezes
- Jayron Maciel
- Membro ativo (1)
- Agradeceu: 75 vezes
- Agradecimentos: 18 vezes
Olá, após se registrar você deve realizar a sua apresentação para os membros do fórum, para que os mesmos fiquem cientes de seu registro! Sobre a planta, sua dio possui folhas largas e armadilhas pequenas, o que indica que está priorizando a fotossíntese. Isso pode ser um indicador da necessidade de dormência, mas observe também se a mesma esta apresentando um crescimento lento. Pessoalmente, eu a colocaria em dormência devido a fragilidade em que se encontra e a dificuldade de saber se a mesma sofreu dormência anteriormente.
- Natanael_jr
- Newbie
Obrigado pela resposta Jayron, fiz minha apresentação.
Uma pergunta, vi que para fazer a dormência, se faz necessário cortar a folhas .. e também vi a possibilidade de fazer a mutipicação da Dio com a "Leaf Cutting" será que posso aplicar essa técnica na minha? ( antes ou pós dormência ? )
Obrigado pela atenção e é bom saber que somos conterrâneos.
Uma pergunta, vi que para fazer a dormência, se faz necessário cortar a folhas .. e também vi a possibilidade de fazer a mutipicação da Dio com a "Leaf Cutting" será que posso aplicar essa técnica na minha? ( antes ou pós dormência ? )
Obrigado pela atenção e é bom saber que somos conterrâneos.
- rdrgobra
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 922 vezes
- Agradecimentos: 1146 vezes
Corte apenas as folhas/armadilhas pretas e preserve as que estiverem verdes. Se está afim de fazer a reprodução por leaf cutting (estaquia foliar) remova uma folha saudável, bem rende ao rizoma, e coloque-a num pote com Sphagnum puro. Deixe este recipiente num local aonde apanhe Sol algumas horas por dia (de preferência pela manhã) que se tudo correr bem em 2/4 semanas obterá um diminuto clone que, em um ano (talvez menos) terá o tamanho da planta-mãe
.
Obs: Não deixe o substrato secar ou perderá a estaquia
.
Abs,
Rodrigo F. Costa

Obs: Não deixe o substrato secar ou perderá a estaquia

Abs,
Rodrigo F. Costa
"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."
Groucho Marx (1890-1977)
Groucho Marx (1890-1977)
- Jayron Maciel
- Membro ativo (1)
Siga as dicas do rdrgobra e terá uma planta saudável! O primeiro a se pensar é a mudança da planta deste substrato que não é o ideal nem para dormência ou Leaf Cutting. O substrato ideal seria musgo Sphagnum. Ao relizar esse procedimento tenha cuidado com as raízes e com o rizoma da planta.
Eu também fico feliz de conhecer mais um conterrâneo!
Só uma dúvida, em que feira adquiriu sua Dioneia? Nunca vi nenhum lugar em Fortaleza que vendesse carnívoras...
Eu também fico feliz de conhecer mais um conterrâneo!

Só uma dúvida, em que feira adquiriu sua Dioneia? Nunca vi nenhum lugar em Fortaleza que vendesse carnívoras...
- Natanael_jr
- Newbie
Jayron, teve umas venda de plantas tando no Iguatemi quanto no Via Sul... e la tinha Dio.. comprei so uma lá....
você vende plantas ? se vender manda quais a os preços para meu e-mail.. natanaeljr@gmail.com
Abraços.
você vende plantas ? se vender manda quais a os preços para meu e-mail.. natanaeljr@gmail.com
Abraços.
- Jayron Maciel
- Membro ativo (1)
Entendo...deve ser o Festival de Flores de Holambra que geralmente acontece anualmente em Fortaleza. Eu não vendo rsrs...também sou iniciante e tenho poucos exemplares.Natanael_jr escreveu:Jayron, teve umas venda de plantas tando no Iguatemi quanto no Via Sul... e la tinha Dio.. comprei so uma lá....
Abraços.
-