Dedicado a plantas carnívoras com troca de informações sobre cultivo, especies, cuidados, pragas, germinação, sementes, doações, fornecedores, como cuidar, como cultivar, como regar. Tudo com fotos e videos.
A apresentação pessoal aqui no Fórum será seu primeiro passo para participação, enquanto não o fizer nenhuma postagem sua será liberada. Pedimos a sua compreensão, dê uma lida no tópico abaixo, são Regras para todos os membros. Boas Vindas!!! - Leia as Regras do Fórum
Olá, estou preocupado com minhas pcs, minha dionaea está com armadilhas muito pequenas no maximo 1 cm cada uma e minha drosera filiformis está sem folhas, só com algumas coisas que se parecem brotos de novas folhas, queria saber se é normal, se é por causa do inverno, falta de luz, substrato ruim? se alguém poder me ajudar fico agradecido, vou mandar algumas imagens para facilitar, vlw!
Wellington, além de saber sobre o substrato, com a pergunta do Hercílio, gostaria de saber qto a sol.
de imediato vemos o verde forte, ela está ficando em sol?
nos diga sobre o substrato e sobre o sol na dionaea. pode ser estes os problemas, talvez tbm necessidade de dormência.
qto a D. Filiformis aparenta estar em dormência (hibernação). mas aguarde outras opiniões e nos informe sobre sol e substrato.
Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
A D.filliformis está em sua forma de dormência (hibernáculo) e no final do inverno ela volta a produzir novas folhas e provavelmente algumas mudas. A Dionaea diminuiu de tamanho pelo mesmo motivo, apesar de ainda ter um aspecto saudável.
Esse musgo na superfície, nasceu sobre o substrato sphagno + areia, ou ainda é o substrato que veio com a planta? Caso opte deixa-la na dormência natural, faça a troca do substrato quando estiver próximo da primavera.
A planta da primeira foto muito provavelmente esta plantada no substrato genérico. Em minha opinião o mesmo não é lá muito confiável, mas cabe a você decidir se vale a pena trocá-lo.
Quanto a sua aparência, muito provavelmente a planta esta se preparando para entrar em dormência, fora que gerou diversos clones no entorno do rizoma e é por isso que as armadilhas estão pequeninas. Se quiser pode separá-las na Primavera, mas isto também é uma opção sua.
Agora o vaso da D. filiformis está com o substrato correto, ele apenas encontra-se tomado por ervas daninhas e seria prudente removê-las. A dormência chegou cedo nesta PC e, conforme dito pelo Marciel, ela retonará com tudo quando as temperaturas aumentarem.
Obs.: A propósito, como esta o clima aí em Varginha?
Abs,
Rodrigo F. Costa
"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."
Com o Wellington, quanto a você, Yan, procure seguir as dicas de postagem de imagens que dei em seu tópico. Seja consciente e não bagunce as postagens alheias.
Abs,
Rodrigo F. Costa
"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."
Então o clima aq está bem frio, choveu algumas vezes, o tempo está quase sempre nublado, a questão do substrato creio q a parte de baixo seja de musgo sphagnum com areia, e uma fina camada desse musgo verde por cima, ela deve estar tomando no minimo umas 5 horas de sol direto por dia, mas vou conferir aq amanha o sol e o substrato, ae coloco aq, vlw!