Atualizando - minha Dio florindo (pg. 3)
- pritolone
- Membro ativo (2)
- Agradeceu: 36 vezes
- Agradecimentos: 26 vezes
Gente! Como a dio do meu irmão morreu eu resolvi dar uma olhada nas raízes das minhas e tem umas coisinhas brancas minúsculas, praticamente invisíveis ! Eu peguei as 3 e lavei com água corrente para ver se os bichinhos caiam, mas agora não sei oq faço, pensei em lavar o musgo e por um pouco no sol, mas enqto isso oq faria com elas? preciso deixa-las em alguma solução ou só de remover do musgo já ta bom?
Me aconselharam a coloca-las em dormência, se eu fizesse isso agora a praga poderia continuar atacando-as?
*.*
Me aconselharam a coloca-las em dormência, se eu fizesse isso agora a praga poderia continuar atacando-as?
*.*
Ótimo dia a todos!
- Vinicius12
- Membro ativo (3)
- Agradeceu: 23 vezes
- Agradecimentos: 78 vezes
Priscylla você poderia postar algumas fotos!
"Falar muito de si mesmo pode ser um jeito de esconder aquilo que realmente é."
(Friedrich Nietzsche)
(Friedrich Nietzsche)
- Dimas Mascarello
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 13 vezes
- Agradecimentos: 137 vezes
Pricila.
Temos vários poréns aqui na sua dúvida.
Para lavagem das raizes das dios, você pode utilizar uma seringa. Pois como as raizes são sensíveis, lavando a mão é fácil de quebrar as mesmas.
Quanto a esterilização do musgo, você pode ferver o mesmo por uns 10 ou 15 min. Em quanto é realizado esse procedimento, você pode deixar suas Dios com as raizes num pote com água.
Antes de colocar em dormecia, aconselho a esterilização do musgo, pois se o mesmo possuir alguma infestação de alguma especie de fungo, o fungo vai se proliferar ainda mais no ambiente frio e umido da geladeira.
PS: Poste fotos para melhor analise.
Temos vários poréns aqui na sua dúvida.
Para lavagem das raizes das dios, você pode utilizar uma seringa. Pois como as raizes são sensíveis, lavando a mão é fácil de quebrar as mesmas.
Quanto a esterilização do musgo, você pode ferver o mesmo por uns 10 ou 15 min. Em quanto é realizado esse procedimento, você pode deixar suas Dios com as raizes num pote com água.
Antes de colocar em dormecia, aconselho a esterilização do musgo, pois se o mesmo possuir alguma infestação de alguma especie de fungo, o fungo vai se proliferar ainda mais no ambiente frio e umido da geladeira.
PS: Poste fotos para melhor analise.
Bendição que eu carrego comigo
ser um peão cantador de campanha
com o gaiteiro eu me entendo por sanha
pra pobreza eu até já nem ligo.
http://www.youtube.com/watch?v=162FHQCjgWQ
ser um peão cantador de campanha
com o gaiteiro eu me entendo por sanha
pra pobreza eu até já nem ligo.
http://www.youtube.com/watch?v=162FHQCjgWQ
- pritolone
- Membro ativo (2)
oi, eu não postei novas fotos pq tinha colocado aquelas da aparência externa das dios, e não dá para ver os bichinhos nas fotos. Eu to achando q deve ser uma praga q atacou minhas orquídeas (um bichinho q come a raíz), eu troquei o musgo destas e os insetinhos devem ter voado pras dios.
Coloquei o musgo pra ferver e as dios estão na água
Depois que replantá-las posso fazer uma estufinha com pet e deixar dentro do quarto só recebendo luz? ou é melhor deixa-la no local q ela está acostumada para se recuperar mais rápido?
Coloquei o musgo pra ferver e as dios estão na água
Depois que replantá-las posso fazer uma estufinha com pet e deixar dentro do quarto só recebendo luz? ou é melhor deixa-la no local q ela está acostumada para se recuperar mais rápido?
Ótimo dia a todos!
-
- Newbie
Eu tive problemas com essa "mosca" que sai do substrato, ela parece vir de pequenos vermes que comem algo no substrato, e talvez as raízes das plantas também... Elas fugiram quando eu submergi o substrato em água por alguns dias. Elas me lembram os "fungus gnats", pequenas moscas cujas larvas são conhecidas por atacar PCs, a literatura estrangeira fala delas direto. Mas é importante ter certeza do que é antes de fazer qualquer coisa... Como o pessoal já sugeriu, tenta por mais água sem cloro, e cuidado pra não dar fungo nas partes mortas.
- Edson Poscai
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 733 vezes
- Agradecimentos: 1950 vezes
complementando a informação do Clayton, bem acho q não tem, caso tenha outros vasos retire este e deixe-o longe dos demais para não invadirem tudo. isso aconteceu comigo...
Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
- rdrgobra
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 922 vezes
- Agradecimentos: 1146 vezes
Essa praga tem nome e se chama Fungus gnat. Para contê-la aplique o bioinseticida Dimy Pel que em poucos dias estará livre dessa larva maldita .
Abs,
Rodrigo F. Costa
Abs,
Rodrigo F. Costa
"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."
Groucho Marx (1890-1977)
Groucho Marx (1890-1977)
- MarcielS
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 1148 vezes
- Agradecimentos: 1471 vezes
Priscylla,
Os bichinhos que encontrou eram assim?
[thumbnail]https://2.bp.blogspot.com/_UyOJy62u2W4/ ... larvae.jpg[/thumbnail]
Se eram, abordamos o assunto fungus gnat neste TÓPICO.
Abç
Os bichinhos que encontrou eram assim?
[thumbnail]https://2.bp.blogspot.com/_UyOJy62u2W4/ ... larvae.jpg[/thumbnail]
Se eram, abordamos o assunto fungus gnat neste TÓPICO.
Abç
- pritolone
- Membro ativo (2)
Ela não parecia tão viscosa assim, só enxerguei pontos brancos em movimento (to começando a usar óculos, devia ter pego ele rs). Mas pela descrição de vocês é isso mesmo, tds as plantas da casa estão com isso. Começou nas orquídeas e nas violetas (que ficam próximas umas das outras e em região de sombra - ótimo lugar para proliferação de fungos), troquei a terra e o substrato (mas perdi uma violeta), achei q tava tudo resolvido, mas as mosquinhas devem ter voado enqto eu cuidava destas plantas para as outras. Hoje fui separar muda de morango e voou umas mosquinhas de dentro da terra para longe.
To usando o Dimy (em tudo agora! estado de calamidade pública!).
Lavei as raízes das dios, mergulhei o substrato em água fervente por uns 10m para matar os ovos (tinha pontos redondinhos, durinhos no sphagnun) e depois de replantá-las borrifei dimy diluído próximo às raízes para evitar q voltem (pode isso). Mexi hoje e parece não ter nada no substrato ou na planta, mas ela parece q sentiu o stress de tudo isso
Vejam como ela está hoje (até o verde dela ta diferente):
Ela ta bem úmida pq chovei de noite.
Mas pelo q entendi na discussão do tópico indicado pelo MarcielS se eu ataco o inseto com o tempo não haverá mais quem coloque os ovos (é isso mesmo?).
Acho q dá pra add a drosera intermédia na lista de PCs q gostam desse insetinho, pq o substrato das minhas pequenas droseras é um dos poucos q não tem nada (larvas ou ovos) e as armadilhas delas (q são pequenas ainda rs) estão sempre um desses insetinhos (pelo menos pra ela ta sendo positivo ^^' )
Qdo criei esse tópico achava q ela estava entrando em dormência, então me indicaram fazer a dormência induzida, depois do q ela passou ainda seria bom colocá-la para dormir ou ela "está com a imunidade baixa" para algo assim?
To usando o Dimy (em tudo agora! estado de calamidade pública!).
Lavei as raízes das dios, mergulhei o substrato em água fervente por uns 10m para matar os ovos (tinha pontos redondinhos, durinhos no sphagnun) e depois de replantá-las borrifei dimy diluído próximo às raízes para evitar q voltem (pode isso). Mexi hoje e parece não ter nada no substrato ou na planta, mas ela parece q sentiu o stress de tudo isso
Vejam como ela está hoje (até o verde dela ta diferente):
Ela ta bem úmida pq chovei de noite.
Mas pelo q entendi na discussão do tópico indicado pelo MarcielS se eu ataco o inseto com o tempo não haverá mais quem coloque os ovos (é isso mesmo?).
Acho q dá pra add a drosera intermédia na lista de PCs q gostam desse insetinho, pq o substrato das minhas pequenas droseras é um dos poucos q não tem nada (larvas ou ovos) e as armadilhas delas (q são pequenas ainda rs) estão sempre um desses insetinhos (pelo menos pra ela ta sendo positivo ^^' )
Qdo criei esse tópico achava q ela estava entrando em dormência, então me indicaram fazer a dormência induzida, depois do q ela passou ainda seria bom colocá-la para dormir ou ela "está com a imunidade baixa" para algo assim?
Ótimo dia a todos!
- rdrgobra
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 922 vezes
- Agradecimentos: 1146 vezes
Drosera e Pinguicula são ávidas predadoras de Fungus gnat (mosquito), porém é sempre bom contar com o Dimy Pel para dar cabo de vez desta praga uma vez que este bioinseticida mata tanto o inseto adulto quanto a larva hehehe ...
Abs,
Rodrigo F. Costa
Abs,
Rodrigo F. Costa
"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."
Groucho Marx (1890-1977)
Groucho Marx (1890-1977)
-