Raízes de plantas carnívoras
- Edson Poscai
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 739 vezes
- Agradecimentos: 1956 vezes
Parabéns Marciel, muito vem a ensinar e, ao meu ver, mais tenho vontade de aprender.
Será q a planta (nem todas) podemos separar pelas raízes e ter novas mudas? Se for possível, penso que na troca do musgo poderemos ter muitas mudas.
Será q a planta (nem todas) podemos separar pelas raízes e ter novas mudas? Se for possível, penso que na troca do musgo poderemos ter muitas mudas.
Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
- rdrgobra
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 922 vezes
- Agradecimentos: 1146 vezes
Bem lembrado Gabriel, o que estas PCs possuem é aquilo que chamamos de estolõesgasagarcia escreveu:Assim...
Utricularia e Genlisea não possuem raízes

Edson, com quase todas os géneros de PCs é possível realizar a chamada estaquia foliar (root cutting). É claro que em algumas obtemos maior sucesso que em outras, mas mesmo assim este é um método que vale a pena arriscar uma tentativa.Edson Poscai escreveu:Será q a planta (nem todas) podemos separar pelas raízes e ter novas mudas? Se for possível, penso que na troca do musgo poderemos ter muitas mudas.
Abs,
Rodrigo F. Costa
"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."
Groucho Marx (1890-1977)
Groucho Marx (1890-1977)
- MarcielS
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 1148 vezes
- Agradecimentos: 1471 vezes
Oi Gabriel. Correto. Utricularias e Genliseas tem rizóides e estolhos que utilizam para fixação.gasagarcia escreveu:... Utricularia e Genlisea não possuem raízes

Olá Edson. Pode propagar sim, Utricularias por divisão de raízes (rizoides e estolhos).Edson Poscai escreveu:... Será q a planta (nem todas) podemos separar pelas raízes e ter novas mudas?

Abç
- Dener
- Membro ativo (4)
- Agradeceu: 32 vezes
- Agradecimentos: 117 vezes
Olá
Aproveitando o tópico...
As raízes das minhas d. Capensis já saíram pelos furos dos vasos (n°1), e não encontro vasos mais profundos com um diâmetro menor do n° 2. Vejo muitas fotos aqui no fórum de d. em vasos quadrados, porém minha busca por estes também foram em vão. Acho que o ideal seria com uns 10cm de profundidade.
O que podem me sugerir?
Abç
Aproveitando o tópico...
As raízes das minhas d. Capensis já saíram pelos furos dos vasos (n°1), e não encontro vasos mais profundos com um diâmetro menor do n° 2. Vejo muitas fotos aqui no fórum de d. em vasos quadrados, porém minha busca por estes também foram em vão. Acho que o ideal seria com uns 10cm de profundidade.
O que podem me sugerir?
Abç
- MarcielS
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 1148 vezes
- Agradecimentos: 1471 vezes
Oi Dener.
Um com maior profundidade seria melhor, mas com 10cm a planta dá um jeito. Droseras tem raízes de +/- 15cm.
Abç
Um com maior profundidade seria melhor, mas com 10cm a planta dá um jeito. Droseras tem raízes de +/- 15cm.

Abç
- Fatikn
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 525 vezes
- Agradecimentos: 447 vezes
esse final de semana fiz uma troca de substrato das D. capensis da minha cunhada e me lembrei desse tópico...

devia ter medido a altura da planta, mas ela não era gde... não tem mais do q 10cm... eu acho até q eu deveria ter usado um vaso com altura superior a 10cm...
devia ter medido a altura da planta, mas ela não era gde... não tem mais do q 10cm... eu acho até q eu deveria ter usado um vaso com altura superior a 10cm...

(・。・;)
Fatima
(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Fatima
(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
- Dener
- Membro ativo (4)
- Agradeceu: 32 vezes
- Agradecimentos: 117 vezes
OláFatikn escreveu:
Isso se tornou um grande problema por aqui. Eu não encontro esses vasos quadrados que vocês usam de jeito nenhum, acabo usando os redondos mas o n°1 é muito raso e o n°2 é muito largo, desperdiça muito substrato.

Achei copos de plástico rígido com 12cm, mas por serem transparentes acredito que vai aquecer muito as raízes, então, continuo neste dilema

Abç
-
- Membro ativo (4)
- Agradeceu: 81 vezes
- Agradecimentos: 99 vezes
- Contato:
Fiquei chocada com o tamanho da raiz da pinguicula!!!!
Eu sabia que era pequena, mas assim já é demais!!! Kkkk
As nepenthes são assim msn pequenas ou esta planta era jovem!!
Eu sabia que era pequena, mas assim já é demais!!! Kkkk
As nepenthes são assim msn pequenas ou esta planta era jovem!!
[anchor=http://www.carnivoras.com.br/growlist-e-wishlist-camila-t4888.html]Minha Growlist/Wishlist[/anchor]
[anchor=http://www.carnivoras.com.br/minhas-germinacoes-t5101.html]Minhas Germinações[/anchor]
[anchor=http://www.carnivoras.com.br/minhas-germinacoes-t5101.html]Minhas Germinações[/anchor]
- Edson Poscai
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 739 vezes
- Agradecimentos: 1956 vezes
não me lembro onde li, uma outra técnica dizia um pedaço em média 3/4 cm de uma raiz mais grossa, imersa no substrato (eu entendi como apenas cobrindo-a) tbm ser uma fonte de propagação. *Peço desculpas a quem tenha publicado, e se foi assim mesmo.
como acima descrito, somente pedaços de raízes (sem folhas) é tbm uma fonte de propagação?
PS: achei a explicação de minha curiosidades.
como acima descrito, somente pedaços de raízes (sem folhas) é tbm uma fonte de propagação?
PS: achei a explicação de minha curiosidades.
leaf-cutting-de-d-binata-e-d-filiformis-t2052.html
Em água pura também dá certo,alias essas especies são super receptivas a esse método de propagação,apesar de que com D.binata é bem mais fácil tentar criar mudas a partir de cortes de raízes,é só cortar um pedaço de 3cm(é o suficiente) e quanto mais grossa for a raiz melhor,depois é só enterrar sobre uma pequena camada de substrato e pronto.Nesse método as plantas crescem mais rápidas que em leaf cutting,mas infelizmenteD.filiformis não pode ser propagada assim(raízes finas)
Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
-