Voltando ao foco do tópico:
Eu sempre entendi que as plantas crescem melhor durante o dia, por causa do Fototropismo, que é o movimento da planta (por crescimento e expansão celular) em direção à luz e o movimento da raiz na direção oposta à luz (geotropismo ou fototropismo negativo). Isso é causado pelo hormônio vegetal Auxina, que é puramente fotocontrolado.
Procurei um artigo pra dar uma leitura por cima e encontrei essa explicação (google tradutor on, só consertei os erros graves)
LUZ E SUA LIGAÇÃO COM AUXINA
Off Topic
Auxina é um regulador central do crescimento e desenvolvimento: Fornece informação da posição que é necessária para processos de desenvolvimento, tais como a organogénese, padronização do tecido, e as respostas de crescimento. Também é um regulador potente da divisão e expansão celular (crescimento tbm) (Woodward e Bartel 2005). Através de ligações ao sistema de auxina, a luz é capaz de manipular o crescimento e desenvolvimento da planta em resposta às freqüentes mudanças no ambiente externo (Halliday e Fankhauser 2003). Essa interação entre inputs ambientais e as vias de desenvolvimento é a base de plasticidade, que está na base do sucesso do reino vegetal.
Luz impõe uma forte influência sobre as múltiplas facetas do sistema de auxina, o controle dos níveis de auxina, transporte e capacidade de resposta. Em Arabidopsis, a luz provoca a síntese de auxina no desenvolvimento de folhas jovens: De fato, as mudas estiolados são em grande parte desprovida de auxina (Bhalerao et al., 2002). Auxina é então distribuído através da muda, estabelecendo gradientes auxina ao longo de caminhos e regiões de acumulação onde o fluxo é interrompido de transporte (Grieneisen et al. 2007). As concentrações de auxina local é percebida por células individuais onde vias de resposta a auxina nuclear dirigem uma gama de respostas discretas. No seedling, auxina é um regulador potente de expansão celular, enquanto a auxina transportada para a raiz é necessária para a emergência de raízes laterais e alongamento da raiz primária. Controle de sinais de luz no ambiente, tanto a distribuição de auxina através da muda e da resposta à auxina dentro de células individuais (Halliday e Fankhauser 2003;. Salisbury et al 2007). Estes laços fortes entre a luz e auxina garantem que o desenvolvimento está sintonizado com o ambiente de luz, e eles fornecem um mecanismo para a luz para conduzir as respostas específicas de tecidos e coordenar o desenvolvimento entre a parte aérea e da raiz.
Dessa forma, eu andei pensando, a auxina é produzida pelas folhas jovens e é transportada através do floema para as partes mais distantes, as quais estão inclusas as tampas dos ascídeos. Então, se durante o dia há a produção deste hormônio e ele demora a ser transportado pela planta até estes locais, dependendo da boa vontade do floema, é bem plausível que o pico de auxina necessária à expansão e abertura das estruturas se dê ao entardecer ou durante a noite. Tive esse pensamento porque se vcs notarem, se esquece-se a água, a primeira coisa que seca é a pontinha da tampiha, que ficou sem receber hidratação.
Mas vejam bem, isso é uma suposição minha, que, além de suposição, não deve ser levada como regra, uma vez que o tamanho da planta varia, assim como o transporte relacionado à absorção de água e necessidade de nutrientes.
Tentei ser o mais claro possível, consegui? Idéias?
Artigo
AQUI
A capacidade de errar ligeiramente é a verdadeira maravilha do DNA. Sem esse atributo especial, ainda seríamos bactérias anaeróbias e não haveria música.
Otávio B.