Galeria - Aloysio
- rdrgobra
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 922 vezes
- Agradecimentos: 1146 vezes
Um verdadeiro espetáculo suas Neps, amigo. Todas muito bem cuidadas, sinal de que és um cultivador de primeira.
Até a próxima e sucesso por aí.
Abs,
Rodrigo F. Costa
Até a próxima e sucesso por aí.
Abs,
Rodrigo F. Costa
"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."
Groucho Marx (1890-1977)
Groucho Marx (1890-1977)
- Aloysio
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 188 vezes
- Agradecimentos: 159 vezes
Nelci e Rodrigo, muito obrigado pelos elogios. Abraços.
PS.: Pois é, gente. Não é que os novos frutos da N. khasiana x ventricosa também abortaram e não produziram nenhuma semente viável?
Da primeira vez botei a culpa no frio. Agora, com esse calor, acho que a culpa é minha mesmo.
Não sei onde estou errando.
Vejam as cápsulas abertas. Que decepção.

Alguém imagina a causa do problema?
PS.: Pois é, gente. Não é que os novos frutos da N. khasiana x ventricosa também abortaram e não produziram nenhuma semente viável?
Da primeira vez botei a culpa no frio. Agora, com esse calor, acho que a culpa é minha mesmo.

Não sei onde estou errando.
Vejam as cápsulas abertas. Que decepção.

Alguém imagina a causa do problema?
- Edson Poscai
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 740 vezes
- Agradecimentos: 1956 vezes
putzzz veio a saber da forma mais chata. mas agora é tentar memorizar a imagem e saber (???) o tempo, saber se o secar é natural ou se terá q colhe-lo antes para secar a parte... vai vai fundo amigo, o aprender é sempre bem-vindo. abraço, um bom dia
Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
- nelciJ
- Membro ativo (4)
- Agradeceu: 10 vezes
- Agradecimentos: 55 vezes
Aloysio , td blz
Olha não sou nenhum expert no assunto mas pelo que eu pude observar tem sementes viaveis ai sim mas elas foram colhidas muito verdes, deixe elas secarem naturalmente no pé e depois pegue um punhado e tente germinar.
Se você for bom de olho repara que nessas sementes branquelas tem um núcleo em algumas delas o que me faz ter mais certeza da minha teoria kk
Olha não sou nenhum expert no assunto mas pelo que eu pude observar tem sementes viaveis ai sim mas elas foram colhidas muito verdes, deixe elas secarem naturalmente no pé e depois pegue um punhado e tente germinar.
Se você for bom de olho repara que nessas sementes branquelas tem um núcleo em algumas delas o que me faz ter mais certeza da minha teoria kk
a felicidade verdadeira significa, em tudo, paz em nós.
[url=http://www.carnivoras.com.br/humilde-galeria-nelcij-08-07-12-pag-12-t1911.html]nelcij - galeria[/url]
[url=http://www.carnivoras.com.br/humilde-galeria-nelcij-08-07-12-pag-12-t1911.html]nelcij - galeria[/url]
- MarcielS
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 1148 vezes
- Agradecimentos: 1471 vezes
Pôxa Aloysio, que pena heim.
Acho que o Nelci pode ter razão, talvez não seja o momento adequado de colher as seeds.
Os pods com seeds que vejo são sempre muito secos como nesta foto do Felipe.
[thumbnail]https://i453.photobucket.com/albums/qq2 ... er/pod.jpg[/thumbnail]
Abç

Acho que o Nelci pode ter razão, talvez não seja o momento adequado de colher as seeds.
Os pods com seeds que vejo são sempre muito secos como nesta foto do Felipe.
[thumbnail]https://i453.photobucket.com/albums/qq2 ... er/pod.jpg[/thumbnail]
Abç
- Fatikn
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 525 vezes
- Agradecimentos: 447 vezes
Ah.. Aloysio...será?
tb não entendo nada, mas fiquei com a mesma impressão q o Nelci e o Marciel... Será q ainda tem frutos pra colher? (eu torço q sim)... quem sabe, esperando mais um pouco você consiga as seeds?
Continuo na torcida

tb não entendo nada, mas fiquei com a mesma impressão q o Nelci e o Marciel... Será q ainda tem frutos pra colher? (eu torço q sim)... quem sabe, esperando mais um pouco você consiga as seeds?
Continuo na torcida

(・。・;)
Fatima
(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Fatima
(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
- Carlinhos
- Membro ativo (4)
- Agradeceu: 37 vezes
- Agradecimentos: 107 vezes
Olá Aloysio
Belissimas plantas todas exuberantes esbanjando saúde nenhuma abortou aparentemente foram polinizadas... essa capsula está verde amigo,deixa "granar" envelhecer mais como os amigos disseram que vai tudo bem ....
Um cordial abraço.

Um cordial abraço.
nasci na sombra de uma samambaia e acredito que vou morrer de braços dados a uma carnivora....
Ô.Ô
Ô.Ô
- Aloysio
- Membro ativo (5)
Valeu pessoal.
Vou esperar mais. Mas tenho certeza que as sementes não desenvolveram.
Elas estão com poucos milímetros de comprimento. Enquanto as menores sementes que já vi tinham ao menos 1cm, e atingem 2cm com facilidade.
Como se passaram mais de dois meses da polinização e os frutos começaram a secar, não vejo como chegar seiva para continuar o desenvolvimento das sementes. Acho que numa cápsula fecundada, nesse ponto o volume de sementes seria bem grande. Ao secar ele diminuiria de tamanho e as sementes escapariam. Já vi frutos secos com sementes saudáveis - a imagem é bem diferente.
Mas vou manter as restantes, não custa nada.
Vou esperar mais. Mas tenho certeza que as sementes não desenvolveram.
Elas estão com poucos milímetros de comprimento. Enquanto as menores sementes que já vi tinham ao menos 1cm, e atingem 2cm com facilidade.
Como se passaram mais de dois meses da polinização e os frutos começaram a secar, não vejo como chegar seiva para continuar o desenvolvimento das sementes. Acho que numa cápsula fecundada, nesse ponto o volume de sementes seria bem grande. Ao secar ele diminuiria de tamanho e as sementes escapariam. Já vi frutos secos com sementes saudáveis - a imagem é bem diferente.
Mas vou manter as restantes, não custa nada.

- nelciJ
- Membro ativo (4)
- Agradeceu: 10 vezes
- Agradecimentos: 55 vezes
Pela foto que você mandou eu ainda acho que tem viável ai sim aloysio, e so deixar ficar bem seco no pé.
Qualquer coisa manda metade pra cá que ta td certo

Qualquer coisa manda metade pra cá que ta td certo

a felicidade verdadeira significa, em tudo, paz em nós.
- Aloysio
- Membro ativo (5)
OK, Nelci.
Acho que dá a impressão de que estão boas porque a foto foi feita com uma lente de aumento.
Mas eu sempre "descarto" no sphagnum úmido, por via das dúvidas.

Acho que dá a impressão de que estão boas porque a foto foi feita com uma lente de aumento.
Mas eu sempre "descarto" no sphagnum úmido, por via das dúvidas.

-