Paulo... esse potinho de leafs de ping, ficaram em estufa... de inicio, como contei em algum post (desculpe, minha memória é praticamente uma vaga lembrança), as folhinhas ficaram em local apenas com boa claridade, mas depois percebi q as outras folhinhas q tomaram um pouquinho de sol, começaram a se desenvolver bem, coloquei esse potinho na estufa (pq não tinha mais lugar com pouco sol...rs..rs..) e aí na estufa, elas deslancharam e começaram a se desenvolver muito mais rápido! Já notei até q o leaf da esseriana na estufa, começou a dar sinais de brotação beeeeem antes do primeiro leaf q fiz... Pelo menos pra mim, acho q a estufa é o melhor lugar pra conseguir uma boa taxa de sucesso com esses leafs... mais pra frente, depois q a minha p. hemiepiphytica estiver ambientada, pretendo tentar um leaf dela...
você já tentou isso em estufa? Não desiste não... a hora q a minha gigantea ficar maiorzinha, mais fortinha, se você quiser, posso lhe enviar umas folhinhas..
Agora, as neps... tá aí uma coisa q eu gostaria muuuito de tentar, mas com as minhas, ainda não é possivel...

Aliás.. .até com a germinação delas estou tendo problemas...daquela primeira leva de sementes, pra dizer q sobraram algumas nos vasos, sem fungar, tenho 6 num copinho e mais umas 6 ou 7 em outro... felizmente (acho q posso pensar assim) não fungaram mais... então, creio q ainda há esperanças, né? rs...rs...rs...