Tenho uma D. binata multifida, e a garota tá dando haste floral, então eu queria saber se ela se autopoliniza, se devo me preocupar. Pesquisei aqui no fórum ontem e não encontrei.
Na foto dela a haste se encontra no canto superior direito. Nota para o tutor que eu arrumei para ela, não sei se é uma idéia antiga, mas acordei com essa ideia no sábado e executei logo em seguida. É um anel de garrafa PET 600ml atado à uma ripa por dois arames de saco de pão. Achei o resultado bem bom, e não é rígido. Percebam que para não enfiar por cima da planta eu cortei a frente, abracei a planta e depois grampeei.
O que acharam?

Outra coisa, eu consegui esse vaso na Leroy Merlin, dai eu pus sphagum nele até o topo e fiz uma divisão com uma caixa de cd, que coube EXATAMENTE na largura do vaso (com pedrinhas para ficar reta), dai fiquei com cerca de 1cm de largura onde eu controlo a altura da água. Esse sistema pode ser bem visto na foto das Dionaeas, quem tem vasos berçários com droseras pequeninas dos lados. Tá sujo porque foi do dia do transplante.

[img][/img]
[img][/img]
Abraço a todos!