Oi pessoal. Sou mais um daqueles novatos que compra a planta e vem aqui tirar dúvidas...
Tempos atrás tentei cultivar algumas plantas carnívoras (sem sucesso) e hoje adquiri uma nepenthes maiorzinha (R$35) na floricultura local. Troquei o vaso plástico por um de fibra de côco com prato plastico. Também adquiri correntes para eventualmente deixar pendurada.
O vaso original possuia brita de construção no fundo e o substrato eu fiquei na dúvida, mas parece que possui o tal musgo sphagnum. Cobri o substrato com musgo desidratado para efeito estético.
Será que preciso replantar? Acho que ela cresceu bem no substrato atual, não parece ter sido replantada recentemente.
Pretendo coloca-lá na cozinha que é o segundo lugar mais iluminado da casa, depois da sacada que pega muito sol direto pela manhã, pois parece que ela não gosta de sol.
Que acharam da planta? Sabem identificar qual tipo de Nepenthes ela é? Alguma orientação sobre como mantê-la?
Obrigado, seguem as fotos.
[img]https://img.photobucket.com/albums/v480 ... 49cf9f.jpg[/img]
[img]https://img.photobucket.com/albums/v480 ... 0c1421.jpg[/img]
[img]https://img.photobucket.com/albums/v480 ... 8321e2.jpg[/img]
[img]https://img.photobucket.com/albums/v480 ... c4ec90.jpg[/img]
[img]https://img.photobucket.com/albums/v480 ... cbdf08.jpg[/img]
[img]https://img.photobucket.com/albums/v480 ... 4647a9.jpg[/img]
[img]https://img.photobucket.com/albums/v480 ... 760ca3.jpg[/img]
substrato original
[img]https://img.photobucket.com/albums/v480 ... 730384.jpg[/img]
Planta identificada: N. graciliflora
-
- Newbie
- Agradecimentos: 1 vez
Planta identificada: N. graciliflora
Editado pela última vez por FernandoMaia em 25 Out 2014, 18:55, em um total de 1 vez.
- MarcielS
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 1148 vezes
- Agradecimentos: 1471 vezes
Olá,
Tem aí uma bela N.graciliflora.
Parece que tem no substrato musgo de java misturado ao musgo sphagno.
Bom, o musgo de java degrada (apodrece) muito rápido e vai estragar todo o substrato prejudicando a planta. Quando possível realize a troca por sphagno novo e caso seja conveniente pode misturar com chips de coco. O vaso é bem legal.
Abç
ps por gentileza apresente-se na sala adequada para que todos saibam um pouco sobre você.
Tem aí uma bela N.graciliflora.

Parece que tem no substrato musgo de java misturado ao musgo sphagno.
Bom, o musgo de java degrada (apodrece) muito rápido e vai estragar todo o substrato prejudicando a planta. Quando possível realize a troca por sphagno novo e caso seja conveniente pode misturar com chips de coco. O vaso é bem legal.

Abç
ps por gentileza apresente-se na sala adequada para que todos saibam um pouco sobre você.
-
- Newbie
Opa! Esse musgo de java eu coloquei por cima, só para dar acabamento. Mas posso dar uma olhada pra ver se realmente tem algo misturado.
A planta não sofre muito se trocar de substrato? Nunca vi a raiz.
Será que essa planta sobrevive com luz interna do apartamento?
A planta não sofre muito se trocar de substrato? Nunca vi a raiz.
Será que essa planta sobrevive com luz interna do apartamento?
- rdrgobra
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 922 vezes
- Agradecimentos: 1146 vezes
Bonita Neps, Meus parabéns. Eu gostei do fato de ter usado um vaso de coco para acomodá-la, pois são poucos hobbystas que se valem deste material sustentável para cultivar PCs.
Quanto as suas dúvidas, preste atenção:
1) Sofrer a planta sofre, mas se o substrato degradar-se eu garanto-lhe que a planta irá a óbito de forma rápida e sem que consiga fazer nada a respeito, portanto sugiro trocá-lo o quanto antes.
2) A maior parte das espécies de Nepenthes aprecia meia sombra, algumas como a N. graciliflora podem apanhar algumas horas de Sol (máximo de 4 h e pela manhã), no demais eu creio ela irá apreciar a iluminação indireta sem que isto acarrete problemas a mesma.
Obs.: Apresente-se formalmente na sala devida e complete o seu perfil com sua localização, pois isto é regra por aqui.
Abs,
Rodrigo F. Costa
Quanto as suas dúvidas, preste atenção:
1) Sofrer a planta sofre, mas se o substrato degradar-se eu garanto-lhe que a planta irá a óbito de forma rápida e sem que consiga fazer nada a respeito, portanto sugiro trocá-lo o quanto antes.
2) A maior parte das espécies de Nepenthes aprecia meia sombra, algumas como a N. graciliflora podem apanhar algumas horas de Sol (máximo de 4 h e pela manhã), no demais eu creio ela irá apreciar a iluminação indireta sem que isto acarrete problemas a mesma.
Obs.: Apresente-se formalmente na sala devida e complete o seu perfil com sua localização, pois isto é regra por aqui.
Abs,
Rodrigo F. Costa
"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."
Groucho Marx (1890-1977)
Groucho Marx (1890-1977)
-
- Newbie
Opa! Já me apresentei =)
Sobre o substrato eu devo adquirir o tal musgo sphagno e misturar com chips de côco, certo? Onde adquiro o tal musgo sphagno? Tem gente que usa perlite e até bolinhas de isopor. Preciso descobrir onde adquirir isto em Florianópolis.
Obrigado!
Sobre o substrato eu devo adquirir o tal musgo sphagno e misturar com chips de côco, certo? Onde adquiro o tal musgo sphagno? Tem gente que usa perlite e até bolinhas de isopor. Preciso descobrir onde adquirir isto em Florianópolis.
Obrigado!
- rdrgobra
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 922 vezes
- Agradecimentos: 1146 vezes
Isso mesmo, o chips de coco deve ser misturado ao Sphagnum. Se quiser pode adicionar micro bolinhas de isopor ou perlita para deixar o substrato mais aerado.
Agora para adquirir este material e só entrar em contato com Valdemar Schossland, pois ele é de uma região próxima aonde você mora (Joinville) e assim os custos de envio serão menores. Aliás, se tivesse completado o seu perfil com sua localização eu já teria lhe dado esta dica antes, portanto faça isso assim que possível.
Abs,
Rodrigo F. Costa
Agora para adquirir este material e só entrar em contato com Valdemar Schossland, pois ele é de uma região próxima aonde você mora (Joinville) e assim os custos de envio serão menores. Aliás, se tivesse completado o seu perfil com sua localização eu já teria lhe dado esta dica antes, portanto faça isso assim que possível.
Abs,
Rodrigo F. Costa
"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."
Groucho Marx (1890-1977)
Groucho Marx (1890-1977)
- Fatikn
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 525 vezes
- Agradecimentos: 447 vezes
Bela nepenthes, Fernando!
Gostei do gatinho... ele tb é jardineiro? hehehehe... Gato e PC é uma mistura q costuma render muitas histórias... hehehehehe

Gostei do gatinho... ele tb é jardineiro? hehehehe... Gato e PC é uma mistura q costuma render muitas histórias... hehehehehe
(・。・;)
Fatima
(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Fatima
(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
-