
É importante deixar claro os prós e contras de cada tipo.
Em breve irei acrescentar informaçoes novas caso seja necessario, se alguem quiser acrescentar algo ao texto pode entrar em contato por MP (isso será bem vindo).

Principais tipos de vasos, e algumas de suas características:
Vaso de Barro/Cerâmica/terracota :
[img]http://www.loja.jardicentro.pt/images/j ... jc7848.jpg[/img]
(Foto:https://www.loja.jardicentro.pt/images/ ... jc7848.jpg)
Vaso de Barro/Cerâmica/terracota - São baratos e xiste uma grande quantidade de modelos, que podem ser de piso, parede ou pendentes (presos ao teto). É um material de imensa resistência ao tempo. O barro é higrófilo e absorve a água. Antes de utilizado deve ficar imerso ao menos 24 horas antes de se utilizado assim ficará hidratado, e absorverá apenas parte da água da rega. Os vasos de barro imitam o solo, possibilitando que as raízes respirem mais facilmente.
Não é aconselhavel inverniza-los pois isto prejudicará suas características de porosidade, que promove uma maior oxigenização das raízes, drenagem de água, melhor controle de temperatura do substrato.
Se ficar no tempo ou em local muito úmido é muito comum juntar limo no seu entorno.
Pontos positivos: porosidade, equilíbrio térmico estável à temperatura ambiente, alta permeabilidade, que permite a transpiração do excesso de umidade do subtrato, propicia maior aeração no solo.
Pontos negativos: Maior peso, menor resistência a impactos. caso não seja revestido com impermeabilizante pela parte interna irá secar o substrato muito rapidamente e se não irrigado freqüentemente pode matar a planta. Pode transmitir doenças e fungos para as plantas, se for rê-utilizado sem uma adequada higienização prévia.Pedem intervalos menores entre as regas.
Vaso de Plástico:
[img]http://www.floriculturasaara.com.br/www ... %20(3).jpg[/img]
(Foto: https://www.floriculturasaara.com.br/ww ... lastico%20(3" onclick="window.open(this.href);return false;).jpg)
Vaso de Plástico - São práticos e fáceis de usar. São de baixo custo, e facilmente encontrados avenda. Muito utilizado para plantio de novas mudas, existem em diversas cores e formas. Sua resistência é um pouco fraca e é muito comum a raiz da planta rachar o vaso. Os vasos de plásticos retêm a água durante mais tempo pelo que devem regar-se com menos freqüência.
Pontos positivos: melhor retenção de agua, menor custo, maior variedade de tamanhos formas e cores, menor peso, material inerte.
Pontos negativos: Menor durabilidade, baixa resistencia ao sol. Equilíbrio térmico istável à temperatura ambiente.A transpiração do excesso de umidade do subtrato é nula.
Vaso natural de Fibra de Coco:
[img]http://www.leroymerlin.com.br/_img/_cat ... 872065.jpg[/img]
(Foto: https://www.leroymerlin.com.br/_img/_ca ... 872065.jpg" onclick="window.open(this.href);return false;)
Vaso em Fibra de Coco: Produzido em fibra de coco e a seiva natural da seringueira- Hevea brasiliensis - látex natural, que atua conjuntamente como proteína, material totalmente renovável, permite às raízes desenvolverem-se, com facilidade, livres e saudáveis. Foi desenvolvido inicialmente, para substituir o popular Xaxim, Dicksonia sellowiana, planta originária da Mata Atlântica, uma vez que tem propriedades semelhantes ao Xaxim, na retenção de água e mutrientes.
Pontos positivos: Produto 100% natural e biodegradável; pH neutro; Estrutura porosa permitindo a passagem de ar até o substrato; Obtenção de oxigênio; Baixo peso físico; Alta durabilidade; é Maleável.
Pontos negativos: Contém tanino que é pejudicial à raizes de plantas, principalmente raizes mais frageis. Dependendo da marca retém muita agua ou seca muito rapido. Produto confeccionado com látex natural, existem relatos que este é prejudicial para orquideas.
Vaso de xaxim:
[img]http://www.ibama.gov.br/wp-content/uplo ... 00x225.jpg[/img]
(foto:https://www.ibama.gov.br/wp-content/upl ... 00x225.jpg)
Vaso de xaxim: Os vasos, placas e pó, são produzidos a partir da planta Dicksonia sellowiana. Na confecção dos vasos, o tronco é cortado transversalmente a cada 15 a 20 cm, dessas peças, de diferentes diâmetros é retirado o miolo, obtendo-se assim o formato final do vaso. De uma planta com 2 metros de tronco são fabricados, aproximadamente, oito vasos e mais uma quantidade variável de estacas, placas e pó.
pontos positivos:100% natural, reciclavel, praticidade e eficiência no suporte e nutrição das plantas aliado à sua durabilidade, leveza, rusticidade e baixo custo.
pontos negativos: A acompra e venda é ilegal.
O xaxim conté altas quantidades de Tanino, substancia toxica para as raizes das plantas, sendo assim necessario que o pó de xaxim seja higienizado afim de utiliza-lo nas plantas.
No caso dos vasos de xaxim, a higienização prévia torna-se inviavel defido a dificuldade de limpeza do tanino entre as fibras, e a planta cultivado no xaxim passa a ser prejudicada.
As raizes da splantas irão se misturar e aderir ao vaso de xaxim, e quando for necessario transplanta-las de vaso muitas raizes irão ser quebradas e a planta pode se resentir.
O Topico é aberto a todos os tipos de comentarios e argumentaçoes sobre o assunto do mesmo. Observaçoes pessoais como experiencias de cultivo, ideias e etc...

abraço