Germinação: D. Capensis & Dionaea - Iluminação
- lello_dias
- Newbie
- Agradeceu: 5 vezes
\o/ Sim, sim... Ótimo saber, Marcos. Vou providenciar as belezuras das luminárias o quanto antes. Experiência bastante útil.
LELLO Dias
- Edson Poscai
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 739 vezes
- Agradecimentos: 1956 vezes
Marquinhos uma curiosidade, você não muda a planta de lugar então deixa a luz artificial no mesmo local onde pega as 3 hs de sol?
Há seguramente um prazer em ser louco que só os loucos entendem.
- marquinhoshgs
- Membro ativo (3)
- Agradeceu: 13 vezes
- Agradecimentos: 23 vezes
Sim edson, não gosto de mudar minhas plantas de lugar. Como eu passo o dia fora, ligo logo a luz às 7 da manhã (horas que eu saio) e só desligo às 19:00. Aí elas pegam tb sol direto das 7:30 às 10:30.
- Edson Poscai
- Membro ativo (5)
agradecido amigo. imagina ter q ser em outro local onde só ficava com a luz artificial. agradecido amigo
-
- Membro ativo (1)
- Agradeceu: 2 vezes
- Agradecimentos: 2 vezes
Estou tendo problemas com iluminação para germinar minhas seeds. Fiz uma estufa com uma caixa de isopor de 28x21x16. Qual a potência das lâmpadas que poderia usar? O sol direto só começa por volta das 13:30 terminando as 16:00.
- marquinhoshgs
- Membro ativo (3)
Não entendi bem, Junior. você deixa sua estufa sob o sol direto? Não se deve fazer isso, pois corre o risco de elevar demais a temperatura e cozinhar as sementes. Quanto a potência, eu utilizo uma de 25W das fluorescentes compactas. Tem alguns tópicos que tratam de iluminação artificial. Tem muita informação útil. Sugiro dar uma olhada. 

- Edson Poscai
- Membro ativo (5)
Marcos, eu já procurei e procuro sempre, ainda não achei. e todo dia dou uma procurada geral...
pois nenhuma semente nasceu aqui e só poderei ter chances com estufas.
e me desculpe amigo, mas quebrei a cabeça para tentar fazer como você, mas não achei como. pois ao deixar a luz artificial junto ao sol, se chove é problema com eletricidade, se acoberta a lampada/instalação tira a energia solar. desculpe, mas meu QI é baixo. rsrsr
pois nenhuma semente nasceu aqui e só poderei ter chances com estufas.
e me desculpe amigo, mas quebrei a cabeça para tentar fazer como você, mas não achei como. pois ao deixar a luz artificial junto ao sol, se chove é problema com eletricidade, se acoberta a lampada/instalação tira a energia solar. desculpe, mas meu QI é baixo. rsrsr
- marquinhoshgs
- Membro ativo (3)
kkkkkk. Tive esses probleminhas tb. Mas eu fiz umas proteções para as lâmpadas com a parte de cima da garrafa pet e papel alumínio. A luz solar que as minahs plants recebem diretamente é no período das 7:00 às 10:30, a luz é meio oblíqua, todo esse período elas recebem a luz e o restante do dia elas ficam sob a luz artificial. 
ps.: no momento não tenho como tirar fotos, mas depois eu tiro algumas e posto para você ver como eu fiz. Abraço

ps.: no momento não tenho como tirar fotos, mas depois eu tiro algumas e posto para você ver como eu fiz. Abraço

- Edson Poscai
- Membro ativo (5)
abraço amigo, vcs tinham q me excluir. acho q não tem outro enche saco como eu. rsrsr
-
- Membro ativo (1)
- Agradeceu: 2 vezes
- Agradecimentos: 2 vezes
Então, a estufa fica coberta com um vidro de 3mm e eu observo a temperatura com um termômetro digital. Quando o sol tá muito forte eu fecho a janela do quarto.
-