Dedicado a plantas carnívoras com troca de informações sobre cultivo, especies, cuidados, pragas, germinação, sementes, doações, fornecedores, como cuidar, como cultivar, como regar. Tudo com fotos e videos.
A apresentação pessoal aqui no Fórum será seu primeiro passo para participação, enquanto não o fizer nenhuma postagem sua será liberada. Pedimos a sua compreensão, dê uma lida no tópico abaixo, são Regras para todos os membros. Boas Vindas!!! - Leia as Regras do Fórum
Valeu pelos comentários Aloysio, Rodrigo, Fátima e Robert.
Robertspill escreveu:
Ps. desculpe a minha ignorância, mas o ambiente (solo) é quartzoso?
Robert, taí uma boa pergunta. rs
Acho que 60-70% do solo deva ser de areia de quartzo fina. Só vi um local com quartzo puro, mas não achei PCs, talvez devido a época.
Fátima, lindas são essas:
Mas ainda não achei uma C. granulosa excepcional. Se não me engano, até agora só 9 plantas excepcionais foram encontradas. Seria um sonho realizado encontrar uma.
Wow, agora D.communis tbm! Nao param de aparecer mais e mais PCs nesse litoral -- dificil de acreditar q o litoral do NE foi o 1o local do Brasil colonizado pelos portugueses, e no entanto continua tao mal explorado, heim???
Eita que faz oito meses desde a ultima postagem...
Pulando logo as desculpas pelo tempo, este é o mais recente habitat (e um dos melhores) que descobri
E PCs aquáticas! Não, pera...
Comparem as diferenças das Drosera communis aquáticas flutuantes e a terrestre.
Uma plantinha pra exsicata
Utricularia cornuta
Utricularia guyanensis
Utricularia gibba
Utricularia resupinata
Uma orquídea terrestre! A tal da Habenaria pratensis
E também tinha essa outra Habenaria, que ainda não consegui identificar
Continuando com as orquídeas, um Catasetum discolor:
E Sphagnum!!! Primeira vez que vejo no RN!
E essa fofura toda. Duvido que não ache ela lindona
Esse é um tópico que fico contando os dias para ver atualizado, pois só traz fotos lindas de PCs e PNCs em seu habitat. Gostei muito das fotos das D. communis, visto que ali é possível ver as diferenças entre os morfotipos aquáticos e terrestres desta Drosera.
Já passou da hora deste complexo ser destrinchado a fundo, porém a falta de pessoal especializado vem atrasando esta tarefa há décadas. Quem sabe um dia não surge em terras tupiniquins um "Linnaeus" e põe ordem nesta bagunça ...
Abs,
Rodrigo F. Costa
"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."