Dedicado a plantas carnívoras com troca de informações sobre cultivo, especies, cuidados, pragas, germinação, sementes, doações, fornecedores, como cuidar, como cultivar, como regar. Tudo com fotos e videos.
A apresentação pessoal aqui no Fórum será seu primeiro passo para participação, enquanto não o fizer nenhuma postagem sua será liberada. Pedimos a sua compreensão, dê uma lida no tópico abaixo, são Regras para todos os membros. Boas Vindas!!! - Leia as Regras do Fórum
Comprei seeds de Dionaea pela net e o vendedor me informou que as sementes tinham +ou- 90 dias de colhidas e que não utilizava estratificação a frio para germinarem !!
A minha dúvida é: Realizo o processo de estratificação a frio? E qual é a melhor forma de guardar as sementes de Dionaea sem perder a poder de germinação!!
Obs.: ainda não as cultivei, pois aguardo o musgo chegar!
Obrigado!!
abraços
" Se as abelhas desaparecessem da Terra, restaria a humanidade apenas 04 anos de vida" Albert Einstein
A taxa de germinação cai conforme o tempo vai passando, por isso é recomendado semeá-las assim que tiver oportunidade. Caso a armazenagem seja necessária, coloque as sementes dentro de um envelope de papel dentro de um saquinho ziplok e deixe na parte inferior ou na parte baixa da porta da geladeira.
Conforme dito pelos amigos acima, a estratificação a frio de sementes de Dionaea é um mito que esteve em voga nos primórdios do hobby e que, infelizmente, muitos cultivadores nacionais o mantém. O máximo que se consegue ao colocar sementes desta PC na geladeira é prolongar a sua vida útil, mas perceba que também não existem estudos que deem o devido embasamento a isto que acabei de escrever sendo muito mais uma especulação que um fato em si.
Abs,
Rodrigo F. Costa
"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."
então eu posso pegar as sementes que acabaram de nascer e colocar no substrato úmido, sem nenhum tipo de pre-tratamento??
é possível deixar as sementes em vasos grandes e que recebem 6 horas de luz do sol por dia, ou eu deveria reduzir a quantidade de horas que as sementes irão tomar de sol??
Sementes germinam nas mesmas condições de cultivo das pcs em geral. Por isso nunca deve deixar o substrato do vaso secar por completo, pois comprometerá as sementes.
Só pra esclarecer... Apenas estratificação A FRIO para dionaeas é mito, mas outros tipos ajudam? Como a estratificação mecânica (quebrar ou ralar parte da casca da semente)?
E estratificação a frio continua valendo para sarracenias? (ou outras espécies, sé sei das sarras)
Pesquisando um pouco mais vi que confundi os nomes
Não existe estratificação mecânica, é ESCARIFICAÇÃO.
Mas a pergunta continua, quebrar parte da casca das sementes de dionaea é eficaz para germinarem mais rápido? O tópico mais recente que vi aqui sobre isso é de 2011...