Através de vários videos postados no youtube e de conversas com colegas que já fazem isso em casa escolhi um modelo de composteira (recipiente onde o processo será feito) e agora estou acompanhando o processo e quero discuti-lo com quem se interessar

É possível fazer a compostagem de várias formas conforme o espaço de sua casa:
- direto na terra: abra uma cova rasa de 40cmx40xcmx40cm, deposite cascas e restos de alimentos, cubra com terra e como uma lasanha, camada em cima de camada, até atingir o nível do solo. Depois de 15 dias abra outra cova igual, retire a terra de um e passe para o outro, o material mais novo ficará por baixo. Após 30 dias o material já pode ser utilizado nos vasos de plantas.
- composteira modelo industrial: tanto uma comprada quanto caseira segue o mesmo molde, você usa 3 potes encaixados um sobre o outro.

Faça pequenos furos na parte de baixo do primeiro e do segundo pote para que o líquido formado seja separado na última parte (note que no modelo industrial existe uma torneirinha, para seu escoamento). Esse líquido também serve como para regar ou borrifar as plantas.
Coloque terra com minhocas (compradas em lojas de pesca ou retiradas de algum lugar que tenha planta e umidade) no pote do meio e no pote superior coloque uma camada de terra misturada com folhas secas, uma com restos de comida, mais terra e por último mais folhas, também é possível colocar borra de café na mistura para afastar formigas e moscas. Com as minhocas não é preciso mexer na terra, apenas quando for depositado mais comida. Elas migraram de um pote a outro comendo o material orgânico e quando este tiver se dissipado já pode usar a terra como adubo.

Esse vídeo explica bem esse modelo:
- Garrafa pet ou galão de água: explicar esse modelo ia deixar o tópico maior então vou deixar o vídeo que aprendi. Os dois são feitos do mesmo jeito só muda o tamanho mesmo.
- Balde - Foi o modelo que considerei mais simples de fazer, você só precisa de um balde com tampa (como aqueles de roupa), um pedaço de cano de pvc (para que o líquido produzido evapore em x de ser coletado) e uma telinha ou meia fina. Aprendi nesse vídeo, dividido em 3 partes:
O que eu vou fazer aqui em casa é usar um galão de água (pq não tinha dois) como se fosse um balde. Por enqto separei folhas secas (para ter um estoque) e formas de separar a comida e a borra de café sem que "acumule lixo na cozinha", misturei um pouco de cada em um pote até que eu corte o galão de água. Assim que fizer isso posto as fotos.
Aqui nesse trabalho, além de falar tudo o que eu falei, tem umas tabelas legais falando que alimentos podem ir na compostagem, problemas que podem ocorrer e como resolver:
https://www.geota.pt/xFiles/scContentDe ... ile140.pdf
É isso, ficou muito longo, mas espero ter ajudado