Sendo breve, nessa quarta-feira encontrei a famosa U. jamesoniana de Maranguape, no Ceará, mais especificamente no Pico da Rajada, o ponto mais alto (e frio) da serra e terceiro mais alto do Ceará.
São 4 km de trilha partindo do final de uma estradinha que sobe a serra, perto de uma pousada.
Procurei elas por toda a caminhada. Lí em algum lugar que a vegetação do topo era do tipo tropical subperenifólia plúvio-nebular, isso já me animou um pouco.
Na trilha, assim que a neblina começou, comecei a procura-las. Já tinha perdido a esperança quando, finalmente, após passar um barranco molhado e escorregadio, vi três pontinhos roxos com um pendãozinho cada num galho molhado. Nem imaginam a minha alegria quando confirmei que era a U. jamesoniana

E tinha mais ao redor

"Mas eu vim de tão longe e caminhei mais de quatro quilômetros de subida para só encontrar botões?"
Fiquei com esse pensamento por um bom tempo, até que as encontrei crescendo em um paredão rochoso com flores!
"Que flores pequenas!" foi minha reação ao tentar fotografá-las. Desisti depois de quase dez minutos. rs

Agora é arranjar uma lente macro e voltar lá