Marciel, fiz como voce mostrou no topico, utilizei tres folhas de P. gigantea, mantive longe do sol, e a umidade sempre alta. Ja estão la a mais de 1 semana e não apodreceram
Voltarei aqui para mostrar o resultado, seja positivo ou não ^^
Miguel Pandini escreveu:Olá, Daniel!
Acho que o problema aí é parecido com o meu aqui: clima!
Parece que a única ping que vive bem aqui é a P. primuliflora... Tenho muita vontade de cultivar outras espécies, mas esse calor infernal me desanima...
Olá
Miguel
Então, aqui ja morreram muitas Pinguiculas (desconfio que curtam climas mais intermediarios).
Estou conseguindo manter estas:
P.gigantea,P.ionantha,P.primuliflora (todas cultivadas na sombra)
As duas primeiras estão bem, inclusive a P. gigantea deu haste floral. Ja a primuliflora, me deu varios sustos. Por exemplo, da ultima vez eu mudei o substrato, e as folhas da base foram escurecendo e ela ficou murcha, parecia prestes a morrer... Mantive a umidade alta e a sobra. Esta semana ela simplesmente promoveu varias brotaçoes nas folhas que ficam encostando na superficie do substrato, tem mudas nascendo a partir do centro da folha, nas bordas tambem, e ela parou de escurecer... até me assustei com essa
(Breve posto fotos)
Então, Miguel, acredito que nos casos como o nosso (clima quente), até podemos cultivar algumas Pings, porém com cuidados extras como : mante-las em umidade alta, sombra e solo adequado. Ao menos assim to mantendo estas que informei.
Estou fazendo um mini viveiro para elas, com iluminação artificial

(vamos ver no que da).
Não me conformo em não conseguir cultivar Pinguiculas, e não vou "jogar a toalha" tão facilmente, acredito que seja apenas uma questão de tecnica