Apresentação!
- otaviobravim
- Membro ativo (3)
- Agradeceu: 38 vezes
- Agradecimentos: 77 vezes
Apresentação!
Nick name: OtávioBravim
Nome: Otávio
Data de nascimento: 18/02/1987
Cidade - Estado: Brasília - DF
Ocupação: Redator de Patente em Biotecnologia
Interesses: Carnivoras, Bichos-pau, Laboratório, DNA, Aranhas
Fale mais sobre você: Ae galera, eu sou biólogo pela UnB com mestrado em Biologia Molecular. Sempre fui fascinado por plantas, mas minha área mesmo é bio mol... até porque sou um péssimo taxonomista. No meu mestrado eu uni minhas três paixões, bio mol, plantas e aranhas, e nele desenvolvi uma bactéria que produz teia de aranha, e vou usar esse DNA da bactéria pra fazer uma soja que produza teia de aranha tbm (num possivel doutorado ano que vem (Porque? Porque teia de aranha é mais forte que o aço e mais resistente que o Kevlar, sim sim, ela é do mau assim.). Criei algumas Droseras e Dionaeas a alguns anos, mas agora eu to querendo começar uma coleção bacana, num terrário, porque moro em apErtamento.
É isso.
Abraço a todos
Nome: Otávio
Data de nascimento: 18/02/1987
Cidade - Estado: Brasília - DF
Ocupação: Redator de Patente em Biotecnologia
Interesses: Carnivoras, Bichos-pau, Laboratório, DNA, Aranhas
Fale mais sobre você: Ae galera, eu sou biólogo pela UnB com mestrado em Biologia Molecular. Sempre fui fascinado por plantas, mas minha área mesmo é bio mol... até porque sou um péssimo taxonomista. No meu mestrado eu uni minhas três paixões, bio mol, plantas e aranhas, e nele desenvolvi uma bactéria que produz teia de aranha, e vou usar esse DNA da bactéria pra fazer uma soja que produza teia de aranha tbm (num possivel doutorado ano que vem (Porque? Porque teia de aranha é mais forte que o aço e mais resistente que o Kevlar, sim sim, ela é do mau assim.). Criei algumas Droseras e Dionaeas a alguns anos, mas agora eu to querendo começar uma coleção bacana, num terrário, porque moro em apErtamento.
É isso.
Abraço a todos
A capacidade de errar ligeiramente é a verdadeira maravilha do DNA. Sem esse atributo especial, ainda seríamos bactérias anaeróbias e não haveria música.
Otávio B.
Otávio B.
- ivan
- Membro ativo (4)
- Agradeceu: 19 vezes
- Agradecimentos: 53 vezes
Que demais sua pesquisa, Otávio. Também sou biólogo, fiquei curioso sobre como é depositada a seda pela bactéria. Como isso é isolado?
No caso da soja, ela ficará entre as fibras da planta?
Bem vindo ao fórum.
No caso da soja, ela ficará entre as fibras da planta?
Bem vindo ao fórum.

- MarcielS
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 1148 vezes
- Agradecimentos: 1471 vezes
- rdrgobra
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 922 vezes
- Agradecimentos: 1146 vezes
Seja muito bem vindo ao fórum.
Abs,
Rodrigo F. Costa
Abs,
Rodrigo F. Costa
"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."
Groucho Marx (1890-1977)
Groucho Marx (1890-1977)
- otaviobravim
- Membro ativo (3)
- Agradeceu: 38 vezes
- Agradecimentos: 77 vezes
Ivan, a seda é produzida pelas bactérias e é extraida de três formas, primeiro com o arrebentamento da membrana da bactéria, depois com remoção do que não é proteína por enzimas e solventes como SDS (Detergente) e por fim ela é purificada por IMAC (Purificação por afinidade iônica) aonde a teia, na qual adicionei uma sequencia do aminoácido histidina, se liga ao íon níquel em uma coluna, que é lavada com água. Após isso ela é seca e o resultado final, a teia seca, tem a aparencia de um pano fino, branco e quebradiço, e dai ela pode ser fiada. Para fiação se dissolve a proteina de seda purificada em hexafluoroisopropanol e em usa seringa, e se injeta essa solução de seda em isopropanol, que "rouba" o hexafluoroisopropanol da seda dissolvida e a força a formar uma fibra.
É dificil quando as coisas dão erradas em bio mol, mas quando elas vão dando certo, é, na realidade, mais fácil do que parece.
Eu queria por uma foto da seda aqui, como ponho fotos?
É dificil quando as coisas dão erradas em bio mol, mas quando elas vão dando certo, é, na realidade, mais fácil do que parece.
Eu queria por uma foto da seda aqui, como ponho fotos?
A capacidade de errar ligeiramente é a verdadeira maravilha do DNA. Sem esse atributo especial, ainda seríamos bactérias anaeróbias e não haveria música.
Otávio B.
Otávio B.
- ivan
- Membro ativo (4)
- Agradeceu: 19 vezes
- Agradecimentos: 53 vezes
Muito legal, e dá pra ver sua empolgação sobre a pesquisa, espero que continue dando certo.
Pra postar imagens dá uma lida aqui > postando-imagens-passo-a-passo-t617.html
Com certeza terá muitas aplicações.
Lembrei de uma pesquisa onde desenvolveram um parafuso de seda, mas naquele caso acho que pegaram do bicho da seda mesmo:
https://www.bbc.co.uk/portuguese/notici ... a_rb.shtml
Abraços
Pra postar imagens dá uma lida aqui > postando-imagens-passo-a-passo-t617.html
Com certeza terá muitas aplicações.
Lembrei de uma pesquisa onde desenvolveram um parafuso de seda, mas naquele caso acho que pegaram do bicho da seda mesmo:
https://www.bbc.co.uk/portuguese/notici ... a_rb.shtml
Abraços
- Fatikn
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 525 vezes
- Agradecimentos: 447 vezes
Olá, Otávio! Seja muito bem-vindo!
(・。・;)
Fatima
(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Fatima
(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
- rdrgobra
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 922 vezes
- Agradecimentos: 1146 vezes
Feliz aniversário
.
Abs,
Rodrigo F. Costa

Abs,
Rodrigo F. Costa
"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."
Groucho Marx (1890-1977)
Groucho Marx (1890-1977)
-