Carnivoras_Online escreveu:Ainda vejo as grades....não levou o gato pro padre benzê-lo?
Sobre a sarracenia eu costumo associar aquele efeito à uma "atrofia", aqui em casa era sinal de luz insuficiente...depois qdo tinha muita luz verifiquei que era a temperatura do substrato...corrigi isso aparentemente e minha purpurea tá bombando.
Brigada,
Carlos... tb cheguei a pensar na possibilidade do superaquecimento do substrato, mas tem chovido todo dia à tarde e depois da chuva a temperatura tem caído consideravelmente...
Qto ao gato, não há benção de padre (e até do Papa Francisco) q dê jeito nele não... rs...rs... mas acho bom ir mantendo as grades, logo meu sobrinhos vão crescer e aí... rs...rs...
MarcielS escreveu:As filódias são folhas características de algumas Sarracenias que, como foi dito pelo Rodrigo, ocorre em épocas de dormência.
Marciel... andei pesquisando na internet... achei alguns sites q diziam q a phyllodia é comum em algumas especies de sarracenia (oreophylla, leucophylla e flava... não me lembro se tinha outra) e como a minha é um hibrido de flava, foquei minha busca nela e encontrei esse texto na Internet Carnivorous Plants Society q fala da
S. flava.
Se entendi direito, ela produz essas folhas no final do verão... coincidência ou não, estamos no final do verão... continuo monitorando, o substrato não está cheirando, aparentemente tá bem bonitinho, limpinho... e a água do prato nem amarelada tá ficando... o q me deixa meio assim é os jarros terem secado muito cedo, mas tb me lembrei de outro fator: chuva todo dia no final da tarde/noite... acho q isso deve, de alguma forma, interferir na vida util dos jarros tb, né?
Desculpa se me apavorei à toa... mas peço paciencia comigo... tô aprendendo... e querendo aprender ainda mais...
Brigada a todos!!!