Eu não sei onde se encaixava a minha duvida, por isso coloquei aqui, se estiver no lugar errado, é só dizer q movo pro local correto, ok?
Já faz alguns dias q minhas pcs tem sido visitadas por varias vespas, q pesquisando, descobri se tratar de camoatis (Polybia scutellaris).
[img]http://www.ecoregistros.com.ar/site/ima ... G_2474.JPG[/img]
No começo era uma ou outra, mas agora são em numero expressivo e frequentemente levo sustos qdo vou borrifar as neps... sempre sai uma voando assustada com a névoa de água... Aí a pergunta q fica é: elas são agressivas? Sei q não vai ter muito como espantá-las daqui, até pq a maioria vem atrás da água: as pequenas gotas q ficam nas folhas das neps após borrifá-las, a umidade q fica retida no musgo (ou será q ela pega o musgo???) e tb a água das bandejas das sarras, dios e droseras.
Acho q terei q conviver com elas, certo? E espero q seja na santa paz...e tendo idéia do quão agressivas são, posso me precaver e proteger, principalmente meus pais (já idosos) e meus cães e gatos...
Ah! a minha Sarracenia flava x purpurea e a N. alata tem capturado algumas... hehehe...
Valeu, pessoal...