Espero que dê tudo certo.
Ainda tenho muitas dúvidas sobre o procedimento correto de polinização das Nepenthes.

Abç
ps a flor fêmea tem um odor mixto de agua sanitária e cachorro molhado, rs.

ps a noite o cheiro fica bem forte.
eita!!!!Com esse cheiro, me bateu a curiosidade: quem são os polinizadores naturais das neps?MarcielS escreveu:ps a flor fêmea tem um odor mixto de agua sanitária e cachorro molhado, rs.
MarcielS escreveu:Fatima, não imagino quais os polinizadores mas o cheiro fica mais forte a noite.Fatikn escreveu:eita!!!!Com esse cheiro, me bateu a curiosidade: quem são os polinizadores naturais das neps?Só a flor fêmea tem cheiro?
Mariposas?
É uma possibilidade, seria uma boa se o Gilson pudesse opinar a respeito desta questão.MarcielS escreveu:Procurei o cheiro da haste macho e não senti nada, talvez por ter sido cortada da planta.
Correto pelo que deu para ver, já vi o pessoal da Malásia comentando que só encostava a ponta da flor uma na outra e pronto, e eu aqui, já bizuntei as flores de pólem e nada. Eu acho que vai da planta aceitar o pólem mesmo, afinal são tantas espécies que algumas podem não ser tão compativeis com as outras, ainda mais as que já foram hibridadas. Mas não custa tentarMarcielS escreveu: Ainda tenho muitas dúvidas sobre o procedimento correto de polinização das Nepenthes..
Seria sim Rodrigo.rdrgobra escreveu:... seria uma boa se o Gilson pudesse opinar a respeito desta questão.
Aparentemente estão polinizadas algumas do começo da haste, certo? tomara.MarcielS escreveu:Espero que tenha razão sobre a polinização, pois eu esfreguei as flores machos nas fêmeas mas não ví pólen algum.
Como eram poucas flores machos não deu para polinizar todas as flores fêmeas. E acho que não vai abrir mais nenhuma flor macho.![]()
Abç