A citronela, de nome científico Cymbopogon nardus (Citronela-Ceilão), pertence à família Poaceae (gramíneas) e tem sua origem no sudoeste da Ásia.
A citronela contém óleo essencial e é utilizada na fabricação de repelentes contra mosquitos e insetos, que é sua principal qualidade e pela qual é amplamente conhecida no mercado. Seu óleo essencial tem mais de oitenta componentes, entre eles citronelal, geraniol e limoneno, agentes que afugentam moscas e mosquitos.
Seu cheiro é semelhante ao do eucalipto e, segundo a aromaterapia, tem propriedades tônica, anti-séptica e desinfetante..
Apresenta efeitos alelopáticos positivos quando plantada em conjunto com outras plantas, repelindo pragas e desta forma protegendo as companheiras.
Deve ser cultivada em solo fértil e úmido, a sol pleno
Como usar?
- Plantar a citronela na direção do vento em que se quer atingir o efeito repelente aumenta sua eficácia;
- As folhas podem ser queimadas em incensórios domésticos ou utilizando-se o óleo essencial em difusores elétricos;
- Ferva algumas folhas e faça uma espécie de chá para usar na limpeza de pisos;
- Para evitar picadas de mosquitos, amasse e esfregue uma folha de citronela nas partes do corpo mais expostas como braços e pernas;
- Mantenha uma muda em um vaso dentro de casa e, sempre que quiser, corte um pedaço de uma das folhas para que a essência se espalhe mais.