Oi, Gente.. .a pergunta pode ser um tanto "idiota", mas não sei qual a melhor forma pra colocar o tutor pra minha alata.
Ela tá com aquele arame redondo, mas tá crescendo "bagunçada" demais pro meu gosto.. ... Consegui encontrar um tutor de pvc pra prendê-la direitinho... Eu sei q é só fixar o tutor no substrato próximo à planta e ir fixando a planta ao tutor a cada 15cm ou 20cm... até aí blz... mas nesse caso há dois galhos (q de tão parecidos em porte não sei mais quem é o principal... rs..).
[thumbnail]https://lh5.googleusercontent.com/-r0eU ... G_4784.JPG[/thumbnail]
Coloco dois tutores? um pra cada galho? coloco 1 só e prendo os dois galhos no mesmo tutor? Qual a forma correta de se fazer isso?
Brigada!
tutor pra minha N. alata
- Fatikn
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 525 vezes
- Agradecimentos: 447 vezes
tutor pra minha N. alata
(・。・;)
Fatima
(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Fatima
- MarcielS
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 1148 vezes
- Agradecimentos: 1471 vezes
Oi Fatima.
Que legal.
Se procura utilizar tutores sinal que sua planta está em boas condições e crescendo. E olhando a imagem dela digo que ela está ótima.
Há casos que a utilização de apenas 1 um tutor é suficiente.
Mas também tem plantas em que cada galho quer ir em uma direção diferente. Aí a solução é utilizar dois ou mais tutores.
O tutor que comprou é aquela vareta de PVC 'moldavel'?
Se eu conseguir tempo hoje fotografo o modo que utilizo os tutores em minhas plantas.
Abç
Que legal.
Se procura utilizar tutores sinal que sua planta está em boas condições e crescendo. E olhando a imagem dela digo que ela está ótima.
Há casos que a utilização de apenas 1 um tutor é suficiente.
Mas também tem plantas em que cada galho quer ir em uma direção diferente. Aí a solução é utilizar dois ou mais tutores.
O tutor que comprou é aquela vareta de PVC 'moldavel'?
Se eu conseguir tempo hoje fotografo o modo que utilizo os tutores em minhas plantas.
Abç
- Fatikn
- Membro ativo (5)
Até fui ver os tutores agora, Marciel, e eles são moldáveis sim...
Na foto não dá pra ver direito, mas os dois galhos estão querendo ir em direção àquela gradinha q tem ao lado dela. Ainda tem uns bons cms até lá, mas minha intenção é q mais pra frente, elas se enrosquem por ali mesmo...
Nesse caso, como os dois galhos estão indo pro mesmo canto, um tutor é suficiente? Vou aguardar as fotos pra ver (e aprender) como se faz isso direito...
Brigada!
Na foto não dá pra ver direito, mas os dois galhos estão querendo ir em direção àquela gradinha q tem ao lado dela. Ainda tem uns bons cms até lá, mas minha intenção é q mais pra frente, elas se enrosquem por ali mesmo...
Nesse caso, como os dois galhos estão indo pro mesmo canto, um tutor é suficiente? Vou aguardar as fotos pra ver (e aprender) como se faz isso direito...
Brigada!
(・。・;)
Fatima
Fatima
- rdrgobra
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 922 vezes
- Agradecimentos: 1146 vezes
A planta esta muito bonita Fátima, sinal de que tens cuidado bem dela. Bom, siga os conselhos que o Marciel lhe passou que creio que em breve sua planta estará exuberante.
Abs,
Rodrigo F. Costa
Abs,
Rodrigo F. Costa
"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."
Groucho Marx (1890-1977)
Groucho Marx (1890-1977)
- MarcielS
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 1148 vezes
- Agradecimentos: 1471 vezes
Fatima,
Desculpe-me, não fiz as imagens ontem pois viajei para o interior onde ainda me encontro.
Mas vou dar uns palpites daqui mesmo, quem sabe já vai ajudando.
O cercado que você quer que ela fixe é este aramado quase ao lado dela, ao fundo da imagem?
Bom,
Os galhos estão indo em direção ao aramado por causa do fototropismo (crescimento em direção a fonte de luz).
Não parece ainda ser necessário um tutor, ou um muito grande. Talvez um que cubra somente a distância até a grade seja o suficiente.
Assim que as gavinhas começarem a enrolar veja se alguma tem o alcance até o aramado.
Abç
ps vai ficar bem bacana quando ela subir aí.
Desculpe-me, não fiz as imagens ontem pois viajei para o interior onde ainda me encontro.
Mas vou dar uns palpites daqui mesmo, quem sabe já vai ajudando.
O cercado que você quer que ela fixe é este aramado quase ao lado dela, ao fundo da imagem?
Bom,
Os galhos estão indo em direção ao aramado por causa do fototropismo (crescimento em direção a fonte de luz).
Não parece ainda ser necessário um tutor, ou um muito grande. Talvez um que cubra somente a distância até a grade seja o suficiente.
Assim que as gavinhas começarem a enrolar veja se alguma tem o alcance até o aramado.
Abç
ps vai ficar bem bacana quando ela subir aí.
- Fatikn
- Membro ativo (5)
Valeu, Marciel!
Nem precisa se desculpar!! agradeço a preocupação em não me deixar sem resposta
De qq forma, agradeço demais a sua ajuda!
Nem precisa se desculpar!! agradeço a preocupação em não me deixar sem resposta
Isso mesmo!MarcielS escreveu:O cercado que você quer que ela fixe é este aramado quase ao lado dela, ao fundo da imagem?
A nep em si ainda não alcança a grade...Diante de sua sugestão, acho q já vou deixar o tutor pronto, envergado em direção ao aramado (já q ele é moldavel) pra q ela tente ir se enroscando e conforme for, eu vou ajudando, fixando-a pra dar mais firmeza...Será q dá certo assim? Nunca cuidei de plantas do tipo "trepadeira"... por isso tô um tanto perdida... heheheMarcielS escreveu:Os galhos estão indo em direção ao aramado por causa do fototropismo (crescimento em direção a fonte de luz).
Assim que as gavinhas começarem a enrolar veja se alguma tem o alcance até o aramado
De qq forma, agradeço demais a sua ajuda!
(・。・;)
Fatima
Fatima
-
- Membro ativo (1)
- Agradeceu: 4 vezes
- Agradecimentos: 1 vez
Olá FatiKn estava com esse problema com minha alata também, então consegui um resto de tela quadriculada, então fiz uma "gaiola redonda"
em volta da planta, agora ela está se agarrando a grade , espero ter ajudado!!!
abraços.
em volta da planta, agora ela está se agarrando a grade , espero ter ajudado!!!
abraços.
- Fatikn
- Membro ativo (5)
OI, Gabriel! Valeu pela ajuda, mas minha alata já tá bem fixa ao tutor q preparei a ela e já começou a se enroscar na grade onde eu queria q ela se enroscasse...
Qdo eu criar vergonha na cara e atualizar minha galeria, vai dar pra ver como ela está "se virando" bem (ou deveria dizer, "se enroscando" bem.. )
Qdo eu criar vergonha na cara e atualizar minha galeria, vai dar pra ver como ela está "se virando" bem (ou deveria dizer, "se enroscando" bem.. )
(・。・;)
Fatima
Fatima
-