Boa tarde!
Minha namorada comprou um musgo para colocar em cima do substrato de uma N. Alata, pois ela gostaria que o musgo se proliferasse no vaso dando um aspecto bonito ao mesmo. Mas achei o musgo estranho e estou com receio que coloca-lo.
Gostaria da opinião sobre isso.
Esse é o "musgo":
[img]http://imageshack.us/a/img41/7676/hjbl.jpg[/img]
[img]http://imageshack.us/a/img842/4420/hszq.jpg[/img]
[img]http://imageshack.us/a/img571/1854/v6ug.jpg[/img]
[img]http://imageshack.us/a/img59/3686/fqcl.jpg[/img]
Obrigado!
Identificação de musgo
- maurovalek
- Membro ativo (4)
- Agradeceu: 11 vezes
- Agradecimentos: 161 vezes
- MarcielS
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 1148 vezes
- Agradecimentos: 1471 vezes
Vish!
Mais musgo de java.
Abç
ps esse musgo não serve para substrato, apenas para decoração 'seca'.

Mais musgo de java.

Abç
ps esse musgo não serve para substrato, apenas para decoração 'seca'.

- maurovalek
- Membro ativo (4)
Não iria usar ele como substrato, mas como um tapete verde em cima do substrato.Ele não brota e cresce igual ao sphagnum?
- MarcielS
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 1148 vezes
- Agradecimentos: 1471 vezes
Então,
O musgo de java seco não brota mais. E vai degradar porque vai molhar nas regas. Se você quiser ele vivo compre em lojas de aquario.
O musgo de java vivo morrerá sobre o sphagnum, pois o mesmo é um musgo aquático e não sobreviverá apenas no sphagnum úmido.
Resumindo, o musgo de java seco serve apenas para decoração e o vivo apenas para aquaristas.
Abç
ps o negócio é ter paciência, pois quando você menos esperar vai ver alguns tipos de musgo nascendo sobre o sphagnum, não sendo necessário colocar nenhum outro no lugar.
O musgo de java seco não brota mais. E vai degradar porque vai molhar nas regas. Se você quiser ele vivo compre em lojas de aquario.
O musgo de java vivo morrerá sobre o sphagnum, pois o mesmo é um musgo aquático e não sobreviverá apenas no sphagnum úmido.
Resumindo, o musgo de java seco serve apenas para decoração e o vivo apenas para aquaristas.
Abç
ps o negócio é ter paciência, pois quando você menos esperar vai ver alguns tipos de musgo nascendo sobre o sphagnum, não sendo necessário colocar nenhum outro no lugar.
- Fatikn
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 525 vezes
- Agradecimentos: 447 vezes
Mauro...se a intenção é ter o sphagnum vivo sobre o substrato das neps eu sugiro q você cultive um pouco, como nesse topico
nem precisa ser num aqua redondo... pode ser um potinho qq ou um desses de sobremesa e qdo eles começarem a brotar e ganhar "corpo", aí você os retira dali e os coloca sobre o substrato das neps...ou então, coloque sobre o substrato das neps, uns fiapos de sphagnum sem ferver (principalmente se você tiver no pacote aqueles tufinhos mais verdinhos) q eles brotam e acabam se espalhando pelo vaso...
Fiz isso num dos vasos de nep e tb estou cultivando um pouco de sphagnum em potinhos de sobremesa pra colocar nas minhas outras neps... demora um tico, não vou dizer q será da noite pro dia, mas vale a pena...
[thumbnail]https://lh3.googleusercontent.com/-mcuz ... nermis.JPG[/thumbnail]
nem precisa ser num aqua redondo... pode ser um potinho qq ou um desses de sobremesa e qdo eles começarem a brotar e ganhar "corpo", aí você os retira dali e os coloca sobre o substrato das neps...ou então, coloque sobre o substrato das neps, uns fiapos de sphagnum sem ferver (principalmente se você tiver no pacote aqueles tufinhos mais verdinhos) q eles brotam e acabam se espalhando pelo vaso...
Fiz isso num dos vasos de nep e tb estou cultivando um pouco de sphagnum em potinhos de sobremesa pra colocar nas minhas outras neps... demora um tico, não vou dizer q será da noite pro dia, mas vale a pena...
[thumbnail]https://lh3.googleusercontent.com/-mcuz ... nermis.JPG[/thumbnail]
(・。・;)
Fatima
(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Fatima
(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
- maurovalek
- Membro ativo (4)
Obrigado pela explicação MarcielS, esse musgo então pra mim é inútil hehehe.
Então Fatikn eu comprei uma bacia grande (aquelas brancas de açougue) e plantei um monte de musgo sphagnum, tem muitos pontos que já estão crescendo, mas ainda não da pra tirar mudas hehehe, faz pouco tempo que plantei, umas 3 semanas !
Então Fatikn eu comprei uma bacia grande (aquelas brancas de açougue) e plantei um monte de musgo sphagnum, tem muitos pontos que já estão crescendo, mas ainda não da pra tirar mudas hehehe, faz pouco tempo que plantei, umas 3 semanas !
- rdrgobra
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 922 vezes
- Agradecimentos: 1146 vezes
Mauro, por incrível que pareça é extremamente comum lojistas de floriculturas tentarem empurrar este musgo como o Sphagnum e eu acredito que não seja má fé e sim ignorância mesmo
.
Pior foi com um membro de outro fórum que participo que venderam para ele Barba-de-velho (Tillandsia usneoides) como se fosse musgo para carnívoras, aí já viu né; ele perdeu as plantas que replantou com este falso-musgo
.
Abs,
Rodrigo F. Costa

Pior foi com um membro de outro fórum que participo que venderam para ele Barba-de-velho (Tillandsia usneoides) como se fosse musgo para carnívoras, aí já viu né; ele perdeu as plantas que replantou com este falso-musgo

Abs,
Rodrigo F. Costa
"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."
Groucho Marx (1890-1977)
Groucho Marx (1890-1977)
-