Dedicado a plantas carnívoras com troca de informações sobre cultivo, especies, cuidados, pragas, germinação, sementes, doações, fornecedores, como cuidar, como cultivar, como regar. Tudo com fotos e videos.
A apresentação pessoal aqui no Fórum será seu primeiro passo para participação, enquanto não o fizer nenhuma postagem sua será liberada. Pedimos a sua compreensão, dê uma lida no tópico abaixo, são Regras para todos os membros. Boas Vindas!!! - Leia as Regras do Fórum
Ela andou crescendo e eu resolvi troca-la para um vaso maior daí achei um vaso de cerâmica (barro) e resolvi colocar ela hoje de manhã... já que estava sem net pra pesquisar e nada pra fazer.... ficou assim:
Daí quando terminei e consegui acessar a net um moço (cultivador de PC) me disse que o vaso de barro enchia a água de minerais e lentamente prejudicava a planta, procede isso? terei que trocar a Dio novamente de vaso?
E uma segunda dúvida... acham que ela já pode tomar sol o dia inteiro? ela viajou 6 dias dentro de uma caixa (isso faz +/- umas 3 semanas) e desde que chegou tem levado sol por meio dia e se alimentou por 2 vezes...
Katiane, eu discuti este assunto com um forista em outro fórum e a conclusão que chegamos é que isto daí não passa de mito, portanto fique sossegada que isto não irá prejudicar e muito menos matar a sua PC . Agora quanto a ela ser exposta ao "astro Rei", eu te aconselho a ir acostumando ela aos poucos, tipo; 1 hora de Sol no primeiro dia, 2 duas no segundo e aí por diante até que ela possa ficar 8 horas ininterruptas .
Abs,
Rodrigo F. Costa
"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."
Olá Katiane tudo bem?
Parabéns você tem ai uma bela Dionaea
Ela está com as armadilha vermelhas o que indica que o antigo cultivador a deixava no sol e isso é muito bom, porém faça como o colega Rodrigo te indicou, vá aumentando gradativamente a exposição solar para não arriscar.
Quanto aos vasos de barro gosto de usá-los, pois protegem as raízes do sol... como a Dio gosta de muito sol sempre corremos o risco das raízes aquecerem demasiadamente e esse tipo de vaso ajuda muito a mante-las frescas. Não faz muito tempo que cultivo Pc's, mas pode confiar no que diz o colega (Rodrigo) porque se trata de um Expert no assunto. Por aqui tenho 10 dionaeas e todas estão em vasos de barro. veja:
katiane raquel escreveu:... um moço (cultivador de PC) me disse que o vaso de barro enchia a água de minerais e lentamente prejudicava a planta, procede isso? terei que trocar a Dio novamente de vaso?
Oi Katiane.
Sobre o vaso de barro, apesar de a dica do moço ter fundamento, a contaminação por minerais é irrelevante.
A sua Dionaea teria que ficar nesse substrato/vaso por 10 anos ou mais até começar a sentir algum efeito nocivo.
"A sua Dionaea teria que ficar nesse substrato/vaso por 10 anos ou mais até começar a sentir algum efeito nocivo."
E como nesse período o substrato vai ser trocado algumas vezes devido a deterioração do mesmo a contaminação não vai acontecer ou talvez a planta morra de velhice e o problema nunca ocorra. Mas esse é somente um dos assuntos polêmicos que envolvem as Pc's
Se neste período de tempo em que ela chegou a sua casa ate o momento do seu post ela já andou pegando sol então ela provavelmente ja se adaptou a luz solar frequente, acredito que você ja possa deixa-la no sol por um período elevado.
e a profundidade da dioneia??... troquei de vaso também, mas acho que coloquei ela muito rasa, me disseram que tinha que ser 12cm de profundidade... tenho medo de mexer nela de novo e acabar matando ela... alguém me da uma ajuda??
Deixe a planta como está. Na próxima primavera, quando tiver que replantá-la novamente, você arruma isso. Lembre-se apenas que o rizoma dela não pode ficar muito escondido, OK .
Obs.: Lembre-se de completar o seu perfil com sua localização .
Abs,
Rodrigo F. Costa
"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."