Cultivo Básico - Sarracenias
-
- Membro ativo (4)
- Agradeceu: 1 vez
- Agradecimentos: 1 vez
Básico, Rápido e Fácil! post muito esclarecedor 

Yuri Santos Pereira
Sem Recalque !!
Sem Recalque !!
- ivan
- Membro ativo (4)
- Agradeceu: 19 vezes
- Agradecimentos: 53 vezes
Também to com uma Sarracenia, ''a'' sobrevivente das que nasceram. Percebi que mesmo com os dias frios continuam nascendo folhas, menores mas continua.
- rdrgobra
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 922 vezes
- Agradecimentos: 1146 vezes
Ela deve estar se preparando para entrar em dormência. Tenho vários seedlings de Sarras que nasceram o ano passado e vão bem, porém estagnaram o crescimento devido as noites frias que por aqui vem fazendo (minímas de 7ºC
) o qe é natural para plantas deste género.
Obs.: Ivan, para uma melhor organização do fórum eu removi a sua mensagem daquele tópico e promovi a fusão da mesma com este aqui. As dúvidas referentes aos vários tipos de PC devem ser feitos em suas respectivas salas
.
Abs,
Rodrigo F. Costa

Obs.: Ivan, para uma melhor organização do fórum eu removi a sua mensagem daquele tópico e promovi a fusão da mesma com este aqui. As dúvidas referentes aos vários tipos de PC devem ser feitos em suas respectivas salas

Abs,
Rodrigo F. Costa
"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."
Groucho Marx (1890-1977)
Groucho Marx (1890-1977)
-
- Membro ativo (1)
Boa tarde Amigos!
Estou para adquirir umas sementes de Sarracenias, porém não sei como devo plantar...
Imagino que seja apenas coloca-las por cima do substrato... Mas gostaria de dicas...
Pretendo utilizar um substrato igual o que estou usando para as Droseras, Spagnum+areia de construção... Pensei em colocar alguns cascalhos pequenos no meio... Para ajudar na aeragem.
Amigos, por favor, poderiam me dar algumas dicas, procurei e encontrei algumas no fórum, mas realmente gostaria dessa ajuda, como plantar e sobre o substrato se está certo!
Desde já agradeço a todos!
Abraços
Estou para adquirir umas sementes de Sarracenias, porém não sei como devo plantar...
Imagino que seja apenas coloca-las por cima do substrato... Mas gostaria de dicas...
Pretendo utilizar um substrato igual o que estou usando para as Droseras, Spagnum+areia de construção... Pensei em colocar alguns cascalhos pequenos no meio... Para ajudar na aeragem.
Amigos, por favor, poderiam me dar algumas dicas, procurei e encontrei algumas no fórum, mas realmente gostaria dessa ajuda, como plantar e sobre o substrato se está certo!
Desde já agradeço a todos!
Abraços
[hr]
Epyon
Epyon
- Yuri_Gpi
- Membro ativo (4)
- Agradecimentos: 82 vezes
Epyon, elas precisam ser estratificas a frio. Sementes novas não precisão de passar por esse processo.
Para fazer a estratificação basta você pegar um pouco de musgo esterilizado, colocar dentro de um saquinho(zip-Lock por exemplo) junto com as sementes, então você coloca elas no compartimento de verduras da geladeira e deixa por no minimo 1 mês.Sempre de olho com Fungos.
Se a semente for nova basta semeá-la normalmente...
Recebi doação do Maciel, eram sementes novas, mas eu com o pé atrás, preferi fazer a estratificação, fiz este processo dia 07 de setembro(há 1 mês e 22 dias) e até hoje não tirei elas da geladeira.
Para fazer a estratificação basta você pegar um pouco de musgo esterilizado, colocar dentro de um saquinho(zip-Lock por exemplo) junto com as sementes, então você coloca elas no compartimento de verduras da geladeira e deixa por no minimo 1 mês.Sempre de olho com Fungos.
Se a semente for nova basta semeá-la normalmente...
Recebi doação do Maciel, eram sementes novas, mas eu com o pé atrás, preferi fazer a estratificação, fiz este processo dia 07 de setembro(há 1 mês e 22 dias) e até hoje não tirei elas da geladeira.
Abraços, Yuri F. Ávila
- rdrgobra
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 922 vezes
- Agradecimentos: 1146 vezes
Lucas, siga as dicas do amigo Yuri que tenho certeza que conseguirá germinar as sementes desta PC. Saiba apenas que assim como a Dionaea, as Sarracenia também entram em dormência no inverno, porém morando no Rio Grande do Sul eu creio que não precisará induzir este processo biológico nelas, visto que por aí faz frio suficiente para eles tirarem uma "soneca" natural
.
Obs.: Depois de germinadas espere de 1/2 meses para replantá-las em uma mistura de Sphagnum + areia. Escolha vasos altos para evitar de ter que ficar replantando-as todo ano
.
Abs,
Rodrigo F. Costa

Obs.: Depois de germinadas espere de 1/2 meses para replantá-las em uma mistura de Sphagnum + areia. Escolha vasos altos para evitar de ter que ficar replantando-as todo ano

Abs,
Rodrigo F. Costa
"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."
Groucho Marx (1890-1977)
Groucho Marx (1890-1977)
-
- Membro ativo (1)
Maravilha... Então a geladeira é padrão mesmo... hehehe
Pelo que sei ela já estão estratificadas... Mas mesmo assim vou fazer isso...
Elas germinam dentro da geladeira mesmo??
Ou tenho que deixar lá e depois tirar e plantar normal??
Desculpem a série de perguntas mas como sou novato... Quero aprender... =P
O bom mesmo seria um tutorialzinho... ; )
Abraços
Pelo que sei ela já estão estratificadas... Mas mesmo assim vou fazer isso...
Elas germinam dentro da geladeira mesmo??
Ou tenho que deixar lá e depois tirar e plantar normal??
Desculpem a série de perguntas mas como sou novato... Quero aprender... =P
O bom mesmo seria um tutorialzinho... ; )
Abraços
[hr]
Epyon
Epyon
- CauPlantas
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 405 vezes
- Agradecimentos: 251 vezes
Assim que a estratificação terminar já pode germiná-las
Nunca vi casos de ocorrem germinações na estratificação,deve ser porque não há presença de luz
Boa sorte!!

Nunca vi casos de ocorrem germinações na estratificação,deve ser porque não há presença de luz

Boa sorte!!
"Como as plantas a amizade não deve ser muito nem pouco regada."
(Carlos Drummond de Andrade)
- CauPlantas
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 405 vezes
- Agradecimentos: 251 vezes
Bom pode colocar no musgo puro ou no mix padrão(sphagnum 50% areia 50%)
Isso fica ao seu critério,se quiser ter menos trabalho e não precisar transplantar plante no mix padrão
Isso fica ao seu critério,se quiser ter menos trabalho e não precisar transplantar plante no mix padrão

"Como as plantas a amizade não deve ser muito nem pouco regada."
-