Comecei um projeto de uma estufa pequena para minhas nepenthes e queria dividir com vocês, para ter a opinião de quem cultiva a mais tempo e também para ajudar quem quer fazer uma estufa para suas plantas, o projeto em si é para uma estufa que fique em luz indireta, ele visa a manutenção da umidade interna, mas garantindo a troca gasosa no processo.
É um projeto bem adaptável no quesito tamanho, a estrutura é feita em PVC, optei em meu projeto por usar o cano com 20mm, já que seria bem pequena (ela tem de base 0,5m X 0,5m e de altura ela tem 1m).
A cobertura eu fiz com plástico de pvc transparente, talvez ele não seja a melhor opção para quem pretende expor a longas horas no sol, mas para sombra com luz difusa é perfeito.
Usei no total as seguintes quantidades de material:
Para a estrutura:
- 8m de cano de PVC 20mm;
- 8 curvas de 20mm;
- 8 “T” de 20mm;
*Não usei cola nos canos de maneira proposital, assim posso aumentar a estufa com o tempo, eles estão só encaixados, como o tamanho da minha é pequeno não tem problema com o peso total.
Para a cobertura de plástico:
- Uma peça de Plastico PVC transparente nas medidas 1,4mX2,70m;
- 2 tubos pequenos de cola para PVC;
Aqui vão as fotos com um “passo a passo” simples para inspirar ou ajudar a galera:
- Aqui está a estrutura montada, como podem ver ela é composta de 2 quadrados de 0,5m X 0,5m. Para fazer cada um dos 2 quadrados cortei segmentos do cano com 0,25m. Assim encaixei as curvas e os 't' como na imagem.

- Detalhe da curva.

- Detalhe do 'T' segunrando o pilar da estrutura, foram necessários para meu projeto 4 pilares de 1m, eles são encaixados nos 'T' de ambas os quadrados.

- Assim que montei a estrutura comecei a trabalhar nos plásticos, eles foram relativamente simples, medi a peça completa dando uma volta na estrutura da estufa. Assim deixei na parte de cima e na parte de baixo uma sobra de 5cm e cortei o restante. Colei o plastico fechando como umas "Luva" sobre a estrutura, cortando a sobra que ficou.
Depois disso colei a parte de baixo, envolvendo os canos, é necessário (e facilita) fazer 3 cortes na parte que se vai colar, 1 corte em cima de cada curva e um no T, assim podemos envolver como um envelope colando no cano e no plastico.

Em cima colei como fosse "fazer uma caixa" dobrando as bordas que sobraram em "triangulos", deixando a parte de cima aberta.
(desculpa gente, acabei esquecendo de tirar foto dessa parte, sei que ficou um pouco confuso).
Com as tiras que sobraram cortei 3 segmentos. Colei eles nas bordas da estrutura, em cima da "aba" que ficou (parecendo uma caixa), porem, não colei eles nas partes que eles se tocam, para assim deixar vãos para a troca de ar.
Aqui a tampa da estufa.

Aqui o detalhe dos vãos criados pela sobreposição das tiras que foram a tampa.

Gente, espero que seja útil para vocês esse "tutorial". Fiz ele para minhas nepenthes, como são poucas (por enquanto) esse tamanho de estufa vai poder garantir a umidade delas, temperatura e ventilação. Ela vai ficar dentro de casa (moro em apartamento), virada para uma janela que garante iluminação intensa e indireta.
Bom gente, é só. Gostaria da opinião de vocês sobre ela.
Abraços.
Jaiadeva Seus