Nome Científico: Meloidogyne sp, Pratylenchus sp, Radopholus similis, Aphelenchoides sp
Nomes Populares: Nematóide, Nematóide-das-galhas
Ordem: Dorylaimoidea , Heterodera , Meloidogyne ,Rhabditoidea
Classe: Secernentea
Filo: Nematoda
Reino: Animalia
Partes Afetadas: Bulbos , Caule , Flores , Folhas , Raízes ,Tubérculos
Sintomas: Tamanho reduzido de órgãos vegetais, Necrose de folhas, raízes e flores, bulbos e Tubérculos
mal formados
Vivem em quase todas as regiões do mundo.
Muitas não causam danos a outras espécie, alimentando-se de restos de outros animais ou plantas (saprófitas). Outras podem ser parasitas de animais ou plantas. Um exemplo prático desses animais são as conhecidas lombrigas que parasitam os seres humanos.
Esses organismos que parasitam plantas são encontrados nas raízes e no solo.
Os danos causados pelos nematóides são principalmente: redução no desenvolvimento das plantas que ficam com todos os órgão com tamanho reduzido, necrose nas folhas e raízes, tubérculos e bulbos mal formados, coloração anormal em folhas e flores. Além disso, deprecia o valor econômico dos vegetais. Os nematóides parasitas de plantas mais comuns são: Meloidogyne sp, Pratylenchus sp,Radopholus similis e Aphelenchoides sp.
O controle preventivo certamente é o mais eficaz e econômico contra esta praga.
Recomenda-se o uso de substrato livre de nematóides, bem como aquisição de plantas sadias, e a destruição de restos de plantas infectadas.
Plantas antagônicas aos nematóides como crotalárias, que tem potencial uso ornamental e/ou Tagetes sp , que além de serem lindas ornamentais, liberam substâncias nematicidas nos substratos.
...
