A folha da mandioca possui uma das maiores fontes de vitamina A, aminoácidos e sais minerais encontrados em folhas, correspondendo aos nutrientes de 3 cenouras ou 2 pés de alface. É muito rica em vitamina C, ferro, cálcio e vitamina B2.
Principais Benefícios - Enriquece sucos, sopas e outros pratos. É excelente para crianças desnutridas ou qualquer pessoa carente de Nutrientes. Previne grande quantidade de doenças, como as respiratórias, cegueira noturna, vista fraca, manchas da velhice, acne e outros problemas de pele. Promove um belo bronzeado com pouca exposição ao sol, fortalecendo a pele.
Vantagens - A folha da mandioca é abundante. Pode-se consegui-la de graça em várias chácaras ou hortas comunitárias. Substitui com vantagem muitas vitaminas de farmácia, tanto em qualidade quanto em preço.
Cuidados - A folha da mandioca fresca possui ácido cianídrico, um ácido perigoso que reduz drasticamente com a secagem da folha (desidratação) que deve ser feita na sombra, em varais semelhantes aos de roupas, utilizando-se prendedores como prevenção ao vento.
Exponha as folhas por 5 ou 7 dias, observando se não há possibilidade de umidade ou infiltração de água, isso pode causar bolores. Verifique se o agricultor que forneceu a folha utiliza venenos no plantio. Prefira sempre a mandioca produzida organicamente.
Manipulação - Lave bem as folhas, deixando-as de molho com 2 c.sopa de água sanitária por 30 minutos e, após, lavando-as novamente.
Após exposta à sombra por 5 ou 7 dias e desidratada, a folha da mandioca deverá ser moída no liqüidificador, peneirada e guardada em um vidro bem limpo e seco. O tempo de validade é de 90 dias. Mas ela também pode enriquecer sopas e cozidos. Para isso basta fervê-la por pelo menos 15 minutos, o que garante a eliminação do ácido cianídrico. O produto final será ingrediente principal na multimistura.
...
