Dionaeas - Será alguma praga?
- Paulo
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 501 vezes
- Agradecimentos: 697 vezes
Dionaeas - Será alguma praga?
Pessoal,
Hoje eu estava vendo minha mudas de dionaeas e me deparei com uns pequenos bichos andando pelo substrato.
São tão pequenos que só consegui enxergar direito com uma lupa de 20x e não dá para tirar fotografias.
Eu posso descrever como sendo minúsculos ácaros, parecido com os que comprei para acabar com o fungs gnat, nada mais do que isso.
Já dei uma vasculhada pela internet e aqui no fórum e não achei nada semelhante.
De qualquer forma as plantas estão saudáveis e dá para perceber que alguns desses ácaros caiu nas armadilhas delas.
Bom, se alguém tiver alguma informação eu fico grato.
Paulo
Hoje eu estava vendo minha mudas de dionaeas e me deparei com uns pequenos bichos andando pelo substrato.
São tão pequenos que só consegui enxergar direito com uma lupa de 20x e não dá para tirar fotografias.
Eu posso descrever como sendo minúsculos ácaros, parecido com os que comprei para acabar com o fungs gnat, nada mais do que isso.
Já dei uma vasculhada pela internet e aqui no fórum e não achei nada semelhante.
De qualquer forma as plantas estão saudáveis e dá para perceber que alguns desses ácaros caiu nas armadilhas delas.
Bom, se alguém tiver alguma informação eu fico grato.
Paulo
Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
- CauPlantas
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 405 vezes
- Agradecimentos: 251 vezes
Na minha Dionaea também apareciam estes ácaros,mas eles sumiram porque mergulhei a planta na água e retirei os insetos manualmente
Desde então não vejo mais nenhum bicho em minha PC.
Boa sorte com sua Dio

Desde então não vejo mais nenhum bicho em minha PC.
Boa sorte com sua Dio

"Como as plantas a amizade não deve ser muito nem pouco regada."
(Carlos Drummond de Andrade)
- rdrgobra
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 922 vezes
- Agradecimentos: 1146 vezes
Paulo, mesmo sem fotos e contando apenas com a descrição que forneceu eu afirmo categoricamente que estes minúsculos seres são Colêmbolos. Os mesmos são artrópodes primitivos que se alimentam de fungos e outros seres microscópicos que habitam o ambiente úmidos das PCs. Agora se você cultivasse cogumelos, aí sim teria que ficar preocupado uma vez que, conforme dito anteriormente, este é um dos alimentos deles
.
Abs,
Rodrigo F. Costa

Abs,
Rodrigo F. Costa
"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."
Groucho Marx (1890-1977)
Groucho Marx (1890-1977)
- Fatikn
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 525 vezes
- Agradecimentos: 447 vezes
Paulo, nos vasinhos dos meus seedlings de dionaea tb apareciam uns bichinhos microscopicos, aí encontrei esse link aqui do forum mesmo:
Um Mosquito Tenso!
Nele, há uma foto dos tais bichinhos... foi aí q me tranquilizei, pq os q aparecem aqui são parecidos com esses...
O q acho engraçado é q aparecem em maior quantidade nos vasos dos seedlings e vez ou outra vejo q eles capturam um ou outro... Lembro q a primeira vez q os vi, quase me desesperei...

Um Mosquito Tenso!
Nele, há uma foto dos tais bichinhos... foi aí q me tranquilizei, pq os q aparecem aqui são parecidos com esses...

O q acho engraçado é q aparecem em maior quantidade nos vasos dos seedlings e vez ou outra vejo q eles capturam um ou outro... Lembro q a primeira vez q os vi, quase me desesperei...

(・。・;)
Fatima
(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Fatima
(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
- Paulo
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 501 vezes
- Agradecimentos: 697 vezes
Pessoal,
Eu consigo ver um ou outro pontinho branco andando pelo substrato e como eu disse precisei de uma lupa de 20x para enxergar mais ou menos. Procurei no banco de fotos em que aparecem esses colêmbolos.
Bom, eu sei que muitas das pequeninas armadilhas estão fechadas então eles servem de alimento para as dionaeas.
Eu estava esquecendo de outra coisa que não disse aqui. A uns 2 meses fui pegar um aparelho dentro de uma caixa e tomei um susto. Estava cheio de uns bichinhos que parecem uma mistura de formigas com cupins.
Não tive duvidas, coloquei eles dentro da estufa e minhas droseras, pinguiculas, dionaeas maiores agradeceram.
Abraços,
Paulo
Eu consigo ver um ou outro pontinho branco andando pelo substrato e como eu disse precisei de uma lupa de 20x para enxergar mais ou menos. Procurei no banco de fotos em que aparecem esses colêmbolos.
Bom, eu sei que muitas das pequeninas armadilhas estão fechadas então eles servem de alimento para as dionaeas.
Eu estava esquecendo de outra coisa que não disse aqui. A uns 2 meses fui pegar um aparelho dentro de uma caixa e tomei um susto. Estava cheio de uns bichinhos que parecem uma mistura de formigas com cupins.
Não tive duvidas, coloquei eles dentro da estufa e minhas droseras, pinguiculas, dionaeas maiores agradeceram.

Abraços,
Paulo
Eu sou eu, foi meu pai que me fez assim, quem quiser que me faça outro se achar que estou ruim.
- Felipe_Steinthaler
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 63 vezes
- Agradecimentos: 76 vezes
- Contato:
Se voce encontrar algo semelhante com os Springtail : http://en.wikipedia.org/wiki/Springtail não se preocupe.
Eu fico feliz quando encontro uns diferentes e este que disse parecer com um cupim pode ser um desses:
[img]http://upload.wikimedia.org/wikipedia/c ... ae_sp..jpg[/img]
E tem um parasita ainda menor nele
Tireit fotos de um inseto laranja que não sei se é um desses mas é minusculo demais, agora que me lembrei que poderia ter colocado no microscópio para dar uma olhada
Eu fico feliz quando encontro uns diferentes e este que disse parecer com um cupim pode ser um desses:
[img]http://upload.wikimedia.org/wikipedia/c ... ae_sp..jpg[/img]
E tem um parasita ainda menor nele

Tireit fotos de um inseto laranja que não sei se é um desses mas é minusculo demais, agora que me lembrei que poderia ter colocado no microscópio para dar uma olhada

[url=http://www.carnivoras.com.br/viewtopic.php?f=13&t=14]Growlist And Wishlist (Lista de Plantas)[/url]
Let's Grow
Let's Grow
- camargothi
- Membro ativo (2)
- Agradeceu: 18 vezes
- Agradecimentos: 12 vezes
Por aqui aparece uns bichinhos minúsculos que pulam como pulgas eles ficam camuflados no substrato, mas basta dar um assopro que logo eles começam a pular
Alguém saberia o que são?

- CauPlantas
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 405 vezes
- Agradecimentos: 251 vezes
Eles são pretos?Porque o que tenho aqui em minha PC são parecidos com a sua discrição
E me disseram que eram pulgões

E me disseram que eram pulgões
"Como as plantas a amizade não deve ser muito nem pouco regada."
- camargothi
- Membro ativo (2)
- Agradeceu: 18 vezes
- Agradecimentos: 12 vezes
- rdrgobra
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 922 vezes
- Agradecimentos: 1146 vezes
Camargothi e Cauê, nada de pânico. Conforme as primeiras postagens deste tópico estes seres são Colêmbolos e, portanto, inofensivos para as PCs
.
Obs.: Para desencargo de consciência, algumas fotos destes artrópodes viriam bem a calhar
.
Abs,
Rodrigo F. Costa

Obs.: Para desencargo de consciência, algumas fotos destes artrópodes viriam bem a calhar

Abs,
Rodrigo F. Costa
"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."
Groucho Marx (1890-1977)
Groucho Marx (1890-1977)
-