Opa! Adoro temas polêmicos! rsrs
Na minha opinião, o café ou borra de café funciona, visto que tem nutrientes que possam ser disponibilizados ás plantas.
Quanto ao citado sobre dar condições o mais próximo ao natural, eu acho a seguinte coisa, devemos estudar o local da planta, porém fazendo testes pra potencializar o crescimento e desenvolvimento da planta. Principalmente para produtores.
Eu acompanho as vezes o Terra forum, eu já vi topicos do Robert Cantley, o dono da Borneo Exotics ( pra quem nao sabe, é uma das maiores empresas produtoras de nepenthes) comentando sobre a fertilização quimica, com produtos similares ao osmocote, em quantias tão grandes, que nas grades da bancada formam estalactites de sais. Ele troca o susbtrato 2 a 3 vezes por ano pra evitar acumulo de sais, e sempre irrigando muito, pra lavar o excesso de nutrientes.
Eu já usei varios tipos de fertilizantes quimicos, peters floração de orquidea, o "fermento" do Valdemar ( que foi muito bom mesmo, com resultados rapidos e seguros!), porém hoje , utilizo solução hidroponica oriunda da minha bancada de hidroponia de plantas aquaticas. O resultado é muito bom, com resultados rápidos, em suma seguros, pois minha solução é mais fraca, e como faço irrigação diaria, a agua limpa sempre lava o excesso de nutrientes. Eu tenho plantas que comprei no inicio do ano com 15 cm, hoje estao com mais de metro de altura.
O nosso amigo Valdemar, um produtor de plantas do Santa Catarina, usa varios tipos de fertilizantes quimicos e adubos organicos no substrato e têm obtido resultados fantásticos. Plantas oriundas de sementes, florindo com 2 a 3 anos!

Eu tenho seedlings que esta o com 5 cm a 3 anos e o cara tendo plantas floridas no mesmo tempo! Como ele é produtor comercial, eu acho super certo o que ele faz, potencializando o maximo a produção e crescimento das plantas!
Voltando um pouco a parte fisiologica da planta, estamos falando de nepenthes, porém são varios grupos, entendam isso! cada grupo ou as vezes especie tem um tipo de local, substrato, umidade propria. Existem plantas que crescem em rochas, outras são epifitas e outras crescem em substrato de floresta, com muita matéria organica e sim, fazem um otimo aproveitamento dos nutrientes do solo, porém, mesmo assim, precisam dos ascideos para complementar a nutrição, e não ser a unica forma de nutrição!
Eu já criei insetos pras minhas plantas, mas hoje com a quantidade de nepenthes que eu tenho, o meu tempo curto, eu vou de fertilizantes quimicos, troca de substrato total uma vez ao ano, muita agua no substrato pra lavar qualquer excesso e promotores de crescimento pra potencializar o uso dos adubos, tenho sim que fazer o uso de fertilizantes, visto que uso estufa fechada e climatizada, ou seja a entrada de insetos é minima, e o uso de substrato inerte não ajuda muito na nutrição das plantas. Minhas plantas sao super saudaveis, grandes, cheias de ascideos (principalmente em epoca chuvosa) e sempre florindo! E eu espero que de agora pra frente, terão muitas flores, pois estao bem fortes e grandes, soltando novas folhas muito rapido. Se eu tiver muitas florações, mais que nos anos anteriores, pra mim, no meu cultivo isso é uma comprovação da eficiência dessa suplementação.