Então Rodrigo,rdrgobra escreveu:... minha P. cyclosecta também desenvolveu uma pequenina muda ao seu lado, convenientemente alocada em um vaso "berçário" junto a outros clones de Pings. Não me parece que ela tenha sido gerada por leaf cutting, porém não tenho como assegurar o contrário, se é que me entende
. Tai mais um mistério a ser solucionado...
Como não há outro nome para diferenciar do 'leaf cutting', chamo esse modo de propagação de 'broto natural por leaf'.
É algo que ocorre com frequência, como por ex: com a P.primulifoia. As folhas ainda na planta, que tocam o substrato úmido, brotam com extrema facilidade.
Se o broto for da mesma ID da planta em questão, é quase certo que foi propagado desta forma.

Abç
Fatima,Fatikn escreveu:... queria q o jarrinho crescesse mais, mas hj ele resolveu abrir e como você mesmo comentou q depois q se abrem param de crescer... Eu espero q a khasiana x ventricosa esteja enraizando... e q ela se adapte bem, assim como a ventrinermis...
Você é uma cultivadora de mão cheia. Qualquer planta ficará bem sob os seus cuidados.

Sim,
Quando o ascidio abre é por que ele completou seu desenvolvimento e está pronto para cumprir seu papel. Mas não se preocupe, daquí 4 ou 5 folhas novas os jarros formados serão maiores do que este. Geralmente um ciclo completo é de 4 a 8 folhas para a planta crescer os jarros. Considerando que estes ainda não tenham seu tamanho máximo.
Abç