Segundo a ONU, o planeta terá cerca de nove bilhões de pessoas em 2050.
Pesquisas que garantem que, se continuarmos com os padrões atuais de produção em massa de alimentos, estaremos fadados a uma crise mundial de alimentos no futuro.Pensando nisso, o designer Mansour Ourasanah realizou pesquisas sobre hábitos alimentares humanos e notou que 80% da população mundial se alimenta de insetos.
Porém, os 20% que mantêm outros hábitos de alimentação causam grande impacto para o futuro do planeta.
Nesse mesmo sentido, também existe um relatório da Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) que sugere a inserção de insetos nos hábitos alimentares.
Com a colaboração da KitchenAid, o designer criou um recipiente que torna possível o armazenamento de gafanhotos numa residência urbana.
Chamado de Lepsis, o produto, constituído por quatro unidades, tem como objetivo a criação, alimentação, colheita e, por fim, o abate do inseto, antes de transformá-lo em comida para os humanos.
A ideia, que foi recentemente indicada ao Prêmio Index 2013, também possui caráter decorativo, como um símbolo de mudança. Lembrando que, ao comer insetos, substituindo sua dieta tradicional, você estará contribuindo com meio ambiente, e, consequentemente, com as gerações futuras que residirão no planeta.
Funcionamento
O recipiente maior é uma espécie de ninho para o qual os gafanhotos são atraídos por uma luz. Após alimentá-los, basta retirar os maiores por meio de outra vasilha e levá-los à geladeira. Com a temperatura baixa, os gafanhotos são mortos e estão prontos para servirem de refeição.
[BBvideo 640,480][/BBvideo]
Esse é apenas um dos passos para uma alimentação sustentável.
Enquanto o Lepsis não chega ao Brasil, é preciso evitar o gasto desnecessário de alimentos, praticar exercícios físicos, evitar carne vermelha e dar preferência a alimentos orgânicos.
...
