Tudo bem?!
Bom, dia 08/01 completou dois meses da minha experiência (primeira) com o gênero Heliamphora, e venho aqui contar pra vocês um pouquinho de como tem sido cultivar essa planta (heliamphora heterodoxa) por aqui. Informações uteis? Talvez pra uns, talvez pra outros, porém acho legal compartilhar com vocês! hehe
Bom, a primeira consideração que eu tenho a fazer é: Heliamphora não é nenhum bicho de sete cabeças, como a literatura gringa nos diz. Sim, é uma planta que precisa de certos cuidados que são peculiares à ela. Para mim até o momento tem sido muito tranquilo o cultivo do gênero. Primeiramente porque muita gente me disse que essa planta iria bem somente no sul do país (visto nosso amigo Felipe e o Carlos R., que cultivam essa planta sem nenhum problema) e que ao chegar aqui, resistiria uma semana no máximo, pois é uma planta exigente demais. Bom, já me sinto vitorioso porque ela já está comigo faz oito semanas, hehe.
Tenho cultivado ela sem nenhum aparato especial, nada de revolucionário como um mega terrário resfriado, como vemos lá fora. Ela fica junto das nepenthes, toma três horas de sol (o que é pouco, ainda estou receoso de expor a planta ao sol, mas é uma coisa que terei de fazer...), utilizo sphagno puro em fibras grossas misturado com areia, e mantenho ela com água até a metade do vaso que é de barro, o substrato não esquenta nada! E isso é bom, já que é uma planta que não gosta muito de raízes quentes... Não aparentou problema nenhum, e até está se dividindo já.
É uma planta lenta, e tem resistido bem ao calor, até começou a se desenvolver mais rápido com a chegada do mesmo, mas uma coisa que eu percebi é: Ela aguenta o calor sim, porém a umidade tem que estar igualmente alta.
Frio pela noite: Bom, a minha planta não passou pelo frio digno de tepui. Porém, desde que chegou, a queda de temperatura tem sido suficiente do dia para a noite: Em média, caem 8ºC. Agora quando o calor está insuportável. A minha é uma H.heterodoxa 'gran sabana', região onde não há essa mudança como no topo dos tepuis, onde também cresce a H.ciliata. Porém o pessoal que mora em SP, mas em climas mais abafados e que não tem tanta variação de temperatura, acho que é meio arriscado, como em algumas cidades do interior. Mas não afirmo nada, é uma questão de se estudar bem o clima da sua cidade antes de adquirir qualquer planta, não só heliamphora.
Segue então uma foto da planta hoje:
Bom, como disse a planta não é tão chata como dizem, porém NÃO RECOMENDO a quem está começando agora a cultivar. Ela precisa de uma certa observação constante, principalmente nos primeiros meses. Não é igual as primas Sarracenias, que quanto mais você larga, mais elas crescem bem kk.
Pelo que tenho acompanhado de um outro cultivador vizinho da minha cidade, outra planta que pode se dar bem é a H.tatei, planta que eu pretendo daqui uns dias tentar o cultivo por aqui também.
Vou postando aqui o desenvolvimento dela, e quem sabe, das outras plantas que possam chegar! Desculpem pelo foco maravilhoso da foto kk
Até mais pessoal.