Boa noite pessoal estou aqui pela primeira vez (tirando o tópico de apresentação) e tenho algumas dúvidas em relação a minha Nepenthes.
A primeira dúvida é referente as suas armadilhas, pelo que sei nas armadilhas desse tipo de PC possui um suco gástrico, enfim um líquido pelo qual ela captura e devora os insetos. O que acontece com a minha é que faz um tempo já que elas estão secas... Ela anda meio murchinha mas penso que seja por causa do inverno e ela está em estado de dormência. Queria saber se é normal ela ficar com os "vasos" secos... Isso me preocupa, afinal como ela poderá se alimentar assim?
Quando comprei todos continham "água"... E agora estão assim... Alguns murcharam e eu os cortei, não sei se fiz certo, mas creio que sim, visto que ela não diminuiu e muito menos morreu.
Outra dúvida seria que estou achando que o substrato dela está um pouco socado... Hehehe... Dei uma olhada e ele parece certo, algo como musgo + xaxim ... Parece ter um pouco de terra mas creio que seja mesmo o xaxim ali misturado... ehehehe
E além dessas eu queria saber se é possível fazer mudas dela por "leaf cutting", um em um vídeo que temos aqui no fórum o rapaz fazendo com 2 tipos de plantas e gostaria de saber se é possível com a Nepenthes... Gostaria muito de ter mais dessas PCs, achei muito bonita...
Essa semana devo estar recebendo sementes das primeiras PCs que irei plantar, são Droseras Burmanii , Burmanii Red e Indica.. XD
Estou ansioso pra fazer o meu próprio cultivo e aprender mais... =D
Ainda tenho que adquirir o musgo, que irei misturar com areia... Pra ficar melhor (a meu ver), se tiver errado me digam por favor...
Penso em cultivar no musgo e depois passar para a mistura 50-50 ou algo como 70-30 (musgo-areia)... Se tiverem dicas por favor eu aceito!
Bom amigos agradeço a vocês que me ajudarem, realmente estou interessado, é algo que acho fantástico sempre gostei de plantas e agora que posso quero começar a "brincar" com isso... Peço desculpas se está no tópico errado.. E também por comentar sobre dúvidas de outras PC fora as Nepenthes... Assim que conseguir coloco as imagens da minha Nepenthes...
Desde já agradeço, um abraço.
Dúvida: Armadilhas secas e Leaf Cutting
- rdrgobra
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 922 vezes
- Agradecimentos: 1146 vezes
Bom, vou ver se consigo sanar as suas dúvidas:
1) Geralmente Nepenthes compradas em floriculturas/Garden Centers (supondo que a sua veio de um desses lugares) costuma vir plantada em um substrato "genérico" de qualidade duvidosa e, portanto o melhor a se fazer é providenciar o replante desta Neps o mais rápido possível em musgo Sphagnum + Areia, devidamente esterilizados.
2) A falta de líquido digestivo nos ascídios, significa que esta PC carece de uma maior umidade ambiente. Atenha-se apenas ao fato de que para conseguir tal feito faz-se necessário borrifar água em suas folhas por pelo menos 2 vezes ao dia (de manhã e a noite). Também existe a possibilidade dos "jarros" desta PC já terem comprido sua função natural e, sendo assim, os mesmos não são mais necessários. Você só deve se preocupar se as novas armadilhas passarem a vir secas, pois aí é sinal que a planta esta sobre estresse e neste caso merece um cuidado especial.
3) Não é possível fazer leaf cutting com Nepenthes, pelo menos nunca soube nada a respeito. A única forma de propagá-las assexuadamente é por meio de estacas o que você aprende lendo o tópico Como fazer estaquias/poda.
Bom creio que consegui sanar suas dúvidas, caso tenha mais algumas pode perguntar que teremos o maior prazer em lhe ajudar
.
Obs.: Abaixo seguem alguns links úteis para quem esta começando neste hobby;
Identificação de Sphagnum
Tipos de água
Higienizando e reciclando substrato
Higienizando areia de construção
Minha 1ª experiência com dormência induzida
Abs,
Rodrigo F. Costa
1) Geralmente Nepenthes compradas em floriculturas/Garden Centers (supondo que a sua veio de um desses lugares) costuma vir plantada em um substrato "genérico" de qualidade duvidosa e, portanto o melhor a se fazer é providenciar o replante desta Neps o mais rápido possível em musgo Sphagnum + Areia, devidamente esterilizados.
2) A falta de líquido digestivo nos ascídios, significa que esta PC carece de uma maior umidade ambiente. Atenha-se apenas ao fato de que para conseguir tal feito faz-se necessário borrifar água em suas folhas por pelo menos 2 vezes ao dia (de manhã e a noite). Também existe a possibilidade dos "jarros" desta PC já terem comprido sua função natural e, sendo assim, os mesmos não são mais necessários. Você só deve se preocupar se as novas armadilhas passarem a vir secas, pois aí é sinal que a planta esta sobre estresse e neste caso merece um cuidado especial.
3) Não é possível fazer leaf cutting com Nepenthes, pelo menos nunca soube nada a respeito. A única forma de propagá-las assexuadamente é por meio de estacas o que você aprende lendo o tópico Como fazer estaquias/poda.
Bom creio que consegui sanar suas dúvidas, caso tenha mais algumas pode perguntar que teremos o maior prazer em lhe ajudar

Obs.: Abaixo seguem alguns links úteis para quem esta começando neste hobby;
Identificação de Sphagnum
Tipos de água
Higienizando e reciclando substrato
Higienizando areia de construção
Minha 1ª experiência com dormência induzida
Abs,
Rodrigo F. Costa
"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."
Groucho Marx (1890-1977)
Groucho Marx (1890-1977)
-
- Membro ativo (1)
- Agradeceu: 19 vezes
Poxa cara obrigado!
Vou dar uma atenção redobrada nela então! E vou procurar sobre o replante para outro substrato! Ela veio de uma floricultura sim...
Quanto umidade não sei, pois como moro no sul aqui é bastante úmido hehehehe
Mas vou borrifar mais água em suas folhas... hehehe
Muito obrigado vou dar uma olhada nos tópicos que passou!
um abraço!
Vou dar uma atenção redobrada nela então! E vou procurar sobre o replante para outro substrato! Ela veio de uma floricultura sim...
Quanto umidade não sei, pois como moro no sul aqui é bastante úmido hehehehe
Mas vou borrifar mais água em suas folhas... hehehe
Muito obrigado vou dar uma olhada nos tópicos que passou!
um abraço!
[hr]
Epyon
Epyon
-