[thumbnail=center]https://wimages.vr-zone.net/2013/07/201 ... 498437.png[/thumbnail]
Cientistas desenvolveram uma maneira de carregar telefones celulares usando a urina.
“Um produto que podemos ter certeza ser uma fonte inesgotável é a nossa própria urina".
"Ao aproveitar a energia produzida quando a urina passa por uma cascata de células de combustível microbianas (CFM) , conseguimos carregar um celular".
A equipe inventou um método em que bactérias cultivadas em fibra de carbono anodos foram manipuladas para quebrar a urina em cilindros de cerâmicas para produzir pequenas quantidades de carga elétrica, que foram então armazenadas em um capacitor.
Os cientistas acreditam que a tecnologia tem o potencial para ser instalado em banheiros para aproveitar a urina e produzir eletricidade suficiente para os chuveiros, a iluminação e barbeadores, bem como celulares.
"A beleza desta fonte de combustível é que não estamos contando com a natureza errática do vento ou o sol, estamos na verdade re-utilizando resíduos para gerar energia”.
“Até agora, a pilha de alimentação de combustível microbiana que desenvolvemos gera energia suficiente para permitir envio de mensagens SMS, navegação na web e fazer um breve telefonema”.
“Fazer uma chamada de um telefone celular ocupa a maior parte da energia, mas vamos chegar ao carregamento de uma bateria por longos períodos”.
"O conceito foi testado e funciona – agora é refinar o processo para que possamos desenvolver CFM para carregar totalmente uma bateria." O CFM é um conversor de energia que transforma a matéria orgânica diretamente em eletricidade através do metabolismo de micro-organismos vivos.
A eletricidade é um subproduto do ciclo natural de vida dos micróbios, então quanto mais eles comem coisas como os nutrientes da urina, mais energia gera e por longos períodos de tempo.
O laboratório de robótica é uma colaboração entre a Universidade do Oeste da Inglaterra e da Universidade de Bristol.
...
