O inverno está chegando
- WFERnando
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 25 vezes
- Agradecimentos: 94 vezes
Aqui minhas D.binata não se reduzem a hibernáculos não...
As D.intermedias todas aqui dormem... ficam só os cotoquinhos rs
As D.intermedias todas aqui dormem... ficam só os cotoquinhos rs
E se existe algum tipo de Deus, você acha que ele está satisfeito?
- ivan
- Membro ativo (4)
- Agradeceu: 19 vezes
- Agradecimentos: 53 vezes
Sobre forçar a dormência (colocando na geladeira), acredito que o ideal seria simular como ocorre na natureza, ou seja, antes de chegar o frio intenso nos ambientes naturais, primeiro ocorre a diminuição de intensidade de luz com o passar dos dias e a planta já começa a produzir folhas diferenciadas, em alguns casos mais raquíticas ou então elas secam. Esses são os sinais que percebemos.
No caso da mudança abrupta, não sei se já observaram o resultado. Talvez seria mais indicado mudar a planta de lugar pra que receba menos sol (na sombra) e depois de algumas semanas colocá-la na geladeira e assim prepará-la antes pra entrar no processo.
Se pegarmos uma Dionaea que está soltando uma haste floral, cortar armadilhas, haste... não é um choque muito grande?
O que acham... Isso é indiferente?
Abraço.
[hr]
pra entrar no clima com música (barroca, pra quem curte)... rs
[BBvideo 340,280][/BBvideo]
No caso da mudança abrupta, não sei se já observaram o resultado. Talvez seria mais indicado mudar a planta de lugar pra que receba menos sol (na sombra) e depois de algumas semanas colocá-la na geladeira e assim prepará-la antes pra entrar no processo.
Se pegarmos uma Dionaea que está soltando uma haste floral, cortar armadilhas, haste... não é um choque muito grande?
O que acham... Isso é indiferente?
Abraço.
[hr]
pra entrar no clima com música (barroca, pra quem curte)... rs
[BBvideo 340,280][/BBvideo]
- André Martins
- Membro ativo (2)
- Agradeceu: 2 vezes
Pra vocês verem a intermédia:
Do Ono:
[img]http://i1079.photobucket.com/albums/w50 ... e21d77.jpg[/img]
A que veio com a sarra:
[img]http://i1079.photobucket.com/albums/w50 ... 6500b6.jpg[/img]
Do Ono:
[img]http://i1079.photobucket.com/albums/w50 ... e21d77.jpg[/img]
A que veio com a sarra:
[img]http://i1079.photobucket.com/albums/w50 ... 6500b6.jpg[/img]
- MarcielS
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 1148 vezes
- Agradecimentos: 1471 vezes
Ivan,
Muito interessante o raciocínio. Mas acho que se aplicaria em uma dormência induzida fora de época. No verão por exemplo.
Entendo que a luz do outono já avisou a planta que o inverno é a próxima estação.
O frio ou o calor (as estações) chegam invariávelmente sempre na mesma época. Muitas plantas com floradas tardias entram em dormência sem concluir o processo de propagação.
Não acho que seja um choque para a planta. Talves seja a salvação de uma planta que certamente deve ter produzido muitas sementes desde a primavera anterior.
Abç
Muito interessante o raciocínio. Mas acho que se aplicaria em uma dormência induzida fora de época. No verão por exemplo.
Entendo que a luz do outono já avisou a planta que o inverno é a próxima estação.
O frio ou o calor (as estações) chegam invariávelmente sempre na mesma época. Muitas plantas com floradas tardias entram em dormência sem concluir o processo de propagação.
Não acho que seja um choque para a planta. Talves seja a salvação de uma planta que certamente deve ter produzido muitas sementes desde a primavera anterior.
Abç
- Fatikn
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 525 vezes
- Agradecimentos: 447 vezes
Bom..hj foi sarra e dio pra geladeira... mas coloquei do jeito q estavam no vaso. Apenas tomei o cuidado de retirar o prato de água na quarta, pra deixar o substrato apenas úmido. Hj coloquei uma proteção feita com meia garrafa pet sobre os vasos, e os ensaquei. Achei q mantendo os vasos e as plantas do jeito q estavam seria menos estressante pra elas do q "depená-las". Como ainda são pequenas, blz... Agora se a sarra crescer muito desse ano pro ano q vem, aí, vou ter q criar coragem de passar a tesoura... heheheheh... Se tudo der certo, começo de setembro elas devem sair de lá...mas tô achando minha bancada de pc's tão vazia.... 

(・。・;)
Fatima
(ツ) (ツ) (ツ) (ツ) (@}-;-'---) (ツ) (ツ) (ツ) (ツ)
"PACIÊNCIA: o intervalo entre a semente e a flor." --- Ana Jácomo
Fatima
- WFERnando
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 25 vezes
- Agradecimentos: 94 vezes
Hora de procurar mais plantas que não passem por esse processo para manter a bancada cheia! kk
E se existe algum tipo de Deus, você acha que ele está satisfeito?
- Fatikn
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 525 vezes
- Agradecimentos: 447 vezes
kkkkkkkk... "pior" é q tava pensando nisso...periga setembro chegar e eu não ter mais espaço pra dio e pra sarra na bancada... kkkkkkkkkkkkkkkkk
(・。・;)
Fatima
Fatima
- ivan
- Membro ativo (4)
André, muito bonitas suas plantas. Essa Drosera que está com a Sarracenia e tem folhas menores no centro passou por um tempo maior de frio antes de você comprar e por isso estão assim.
Entendi Marciel, concordo, se for pra salvar a planta tem que ir pra geladeira. Mas acho que não expressei minha ideia completa, rs... O que eu disse sobre colocar na sombra durante nosso outono é pra evitar a floração, parece que ele não é suficiente pra informar à planta e por isso ela produz hastes, em alguns casos. Aí sim mandá-la pra geladeira sem a necessidade de cortar nada. Isso também depende do lugar no nosso brasilzão.
Sobre a taxa de luz:
Aqui no Brasil, especialmente no sudeste onde o clima não é tão demarcado ultimamente e está ficando doido, com dias de calor nessa época, a planta responde dessa forma produzindo flores porque o estímulo não é o mesmo, a iluminação não é sincronizada com a queda da temperatura. O que existe é um descompasso e por isso a planta floresce nessa época, sem ter passado pelo frio.
No ambiente natural ela ocorre perto das latitudes 34°N - 36°N (na Carolina do Norte). O que corresponderia a uma iluminação que temos no Uruguai aqui no hemisfério sul. Sabemos que a Dionaea é uma planta bem adaptável ao clima tropical, mas essa questão da dormência que complica e por isso muitos cultivadores as perdem porque é difícil reproduzir todo o mecanismo fora do seu ambiente natural. Enfim. Talvez evitando a floração pelo controle da iluminação e não deixando aparecer a haste seria o ideal pra forçar a dormência na geladeira.
E complementando, pesquisei um pouco mais sobre a época de floração natural da Dionaea e li que suas flores surgem na primavera logo depois que passa pela dormência do inverno. Vejam nessa foto uma planta que saiu da dormência natural:
Temos que complementar o tópico exclusivo que trata da dormência com essas informações, quando fizer algum teste que mostre se a sombra é suficiente pra bloquear a floração crio um específico.
sites em que li sobre floração e dormência são esses:
https://www.sarracenia.com/faq/faq2620.html
https://forum4flowers.com/flower-inform ... la-growing
Entendi Marciel, concordo, se for pra salvar a planta tem que ir pra geladeira. Mas acho que não expressei minha ideia completa, rs... O que eu disse sobre colocar na sombra durante nosso outono é pra evitar a floração, parece que ele não é suficiente pra informar à planta e por isso ela produz hastes, em alguns casos. Aí sim mandá-la pra geladeira sem a necessidade de cortar nada. Isso também depende do lugar no nosso brasilzão.
Sobre a taxa de luz:
Aqui no Brasil, especialmente no sudeste onde o clima não é tão demarcado ultimamente e está ficando doido, com dias de calor nessa época, a planta responde dessa forma produzindo flores porque o estímulo não é o mesmo, a iluminação não é sincronizada com a queda da temperatura. O que existe é um descompasso e por isso a planta floresce nessa época, sem ter passado pelo frio.
No ambiente natural ela ocorre perto das latitudes 34°N - 36°N (na Carolina do Norte). O que corresponderia a uma iluminação que temos no Uruguai aqui no hemisfério sul. Sabemos que a Dionaea é uma planta bem adaptável ao clima tropical, mas essa questão da dormência que complica e por isso muitos cultivadores as perdem porque é difícil reproduzir todo o mecanismo fora do seu ambiente natural. Enfim. Talvez evitando a floração pelo controle da iluminação e não deixando aparecer a haste seria o ideal pra forçar a dormência na geladeira.
E complementando, pesquisei um pouco mais sobre a época de floração natural da Dionaea e li que suas flores surgem na primavera logo depois que passa pela dormência do inverno. Vejam nessa foto uma planta que saiu da dormência natural:
[thumbnail]https://www.sarracenia.com/photos/diona ... sci104.jpg[/thumbnail]
Então, as sementes amadurecem no verão e podem germinar logo em seguida ainda na estação quente dentro do processo natural. Por isso algumas pessoas não aconselham estratificá-las a não ser que seja necessário armazená-las pra semear depois. Na verdade isso não é uma estratificação na acepção do termo, mas apenas uma forma de armazená-las para prolongar a vida útil das sementes, porém, ainda assim diminuindo a taxa de germinação se compararmos com as que germinam logo que o fruto amadurece.Temos que complementar o tópico exclusivo que trata da dormência com essas informações, quando fizer algum teste que mostre se a sombra é suficiente pra bloquear a floração crio um específico.

sites em que li sobre floração e dormência são esses:
https://www.sarracenia.com/faq/faq2620.html
https://forum4flowers.com/flower-inform ... la-growing
- rdrgobra
- Membro ativo (5)
- Agradeceu: 922 vezes
- Agradecimentos: 1146 vezes
ivan escreveu:E complementando, pesquisei um pouco mais sobre a época de floração natural da Dionaea e li que suas flores surgem na primavera logo depois que passa pela dormência do inverno.
Então, as sementes amadurecem no verão e podem germinar logo em seguida ainda na estação quente dentro do processo natural. Por isso algumas pessoas não aconselham estratificá-las a não ser que seja necessário armazená-las pra semear depois. Na verdade isso não é uma estratificação na acepção do termo, mas apenas uma forma de armazená-las para prolongar a vida útil das sementes, porém, ainda assim diminuindo a taxa de germinação se compararmos com as que germinam logo que o fruto amadurece.
Esta sua última explicação foi brilhante amigo, pois há um bom tempo venho levantando esta bandeira de que estratificar sementes de Dionaea é um mito infundado que foi muito difundido no inicio do hobby
. Conforme você observou, o fato de guardar as sementes na geladeira para semear depois não configura necessariamente estratificação, que é um processo biológico muito mais complexo. Para você ter uma noção, na Europa ninguém compra mais esta ideia, e isto foi-me falado por um cultivador experiente que afirmou categoricamente que este assunto jaz, por lá, há cerca de 25 anos
.
Abs,
Rodrigo F. Costa

Abs,
Rodrigo F. Costa
"Acho que a televisão é muito educativa. Todas as vezes que alguém liga o aparelho, vou para a outra sala e leio um livro."
Groucho Marx (1890-1977)
Groucho Marx (1890-1977)
- ivan
- Membro ativo (4)
Isso mesmo Rodrigo, tem que terminar aquele seu teste e mostrar pra gente, quando tiver mais sementes.
Acho que esse mito apareceu pela confusão entre estratificação das sementes com necessidade de dormência da planta.
Acho que esse mito apareceu pela confusão entre estratificação das sementes com necessidade de dormência da planta.
-