Como eu disse em outro tópico tomei um porre de Discovery e History Channel na ultima semana, eu estava como acompanhante e no hospital só tinha desses canais.

No History Channel eu assisti um programa sobre as 100 invenções do mundo moderno ou qualquer coisa assim que alteraram o rumo da história.
Tudo ia bem até que foi apresentado um cronógrafo de bolso dizendo que foi idéia no inicio da segunda metade do século 19 pela Waltham um fabricante americano. Aí eu fiquei de orelha em pé porque isso eu conheço muito, mas muito mesmo. E aqui vão os pontos falhos que enumero;
1º O apresentador fez uma confusão entre cronometro e cronógrafo, ele apresentou o cronógrafo como cronometro.
Na relojoaria cronometro designa um instrumento de medir o tempo com alta precisão e cronógrafo designa um instrumento para medir intervalos de tempo como pode ser visto nesse link https://pt.wikipedia.org/wiki/Cron%C3%B3grafo que é muito sucinto, mas ajuda a compreensão.
Um cronógrafo também pode ser um cronometro, ou seja um instrumento que mede intervalos de tempo com alta precisão.
2º A Waltham realmente produziu cronografos de bolso, também chamados de stop watch, mas isso é invenção de europeus feita no século 18.
Aqui um adendo, a relojoaria americana foi muito forte entre por volta de 1860 a 1940, produziam relógios em massa muito mais precisos e robustos que os suíços. Inclusive os suíços falsificaram relógio americanos. Os suíços ganharam notoriedade porque a produção deles era para exportação enquanto que a produção dos americanos era para consumo interno.
A relojoaria americana acabou nos anos 50 porque após a guerra houve o boom da economia deles e ficava mais barato importar do que fabricar.
3º Foi apresentado a aviador Santos Dumont como o inventor do relógio de pulso o que não é uma verdade. O relógio de pulso já existia no século 16, a rainha da Inglaterra teve um e é o primeiro documentado e antes de Santos Dumont o relógio de pulso foi usado em batalha na guerra dos boeres https://pt.wikipedia.org/wiki/Guerra_dos_B%C3%B4eres visto ser mais fácil de usar do que os de bolso.
O que Santos Dumont fez com o uso de relógios de pulso foi a divulgação, já que na Europa ele era centro de atenções.
4º A titulo de curiosidade o relógio de pulso era considerado relógio de mulher e de afeminados (nesse último Santos Dumont se encaixava), só na primeira guerra mundial é que os homens começaram a ver os relógios de pulso de uma maneira diferente, pois eram usados nas trincheiras e haviam muitas fotos com soldados os usando, mas mesmo assim o grande publico só os aceitaram na década de 30 do século passado.
E para encerrar esse romance, aqui fica uma piadinha.
Cartoon dos anos 20 - Quem perdeu um relógio de pulso?
[img]http://www.carnivoras.com.br/gallery/im ... age_id=723[/img]
Abraços,[img]http://www.carnivoras.com.br/gallery/im ... age_id=723[/img]
Paulo