Marciel, Felipe e Paulo - Valeu pelos comentários, definitivamente estou gostanto muito de cultivar este género de PC, pois o mesmo adaptou-se bem as condições de cultivo que lhes proporciono, além de produzirem lindas flores

.
É como não podia deixar de ser, eu estou disponibilizando mais fotos de algumas mudas de
P. primuliflora (afff! a planta mãe não para de produzir clones

) e da evolução dos leaf-cuttings das Pings mexicanas que fiz:
Mudas de
P. primuliflora
http://farm9.staticflickr.com/8262/8639 ... 95fd_z.jpg[/img]
Eu não sei mais o que fazer, pois esta PC cria clones com uma facilidade incrível. Se não os retirar de tempos em tempos eles tomam todo o vaso aonde a PC se encontra e aí danou-se, vira praga. Algumas dessas plantas serão doadas para uns amigos que devo uns favores e as outras manterei comigo como uma espécie de reserva de mercado, caso algo de errado aconteça com a planta mãe.
Leaf-cuttings de Pings Mexicanas
http://farm9.staticflickr.com/8258/8641 ... aa34_z.jpg[/img]
Essas aqui são o meu xodô, pois fui eu que as fiz. Na esquerda e acima temos folhas de
P. x "Aphrodite" (uma por brotar e aoutra com três folhas formadas e uma por vir), a direita temos uma folhas de
P. x "Sethos" por brotar (havia duas, mas uma delas não foi pra frente), abaixo esta a
P. "Tina" x emarginata evoluindo a todo vapor e ao centro uma novidade; uma folha de
P. moctezumae x hemiepiphytica que se soltou enquanto providenciava a troca do substrato da planta que comprei do Maurício (Orquidário MV).
Da mesma forma que as mudas da
P. primuliflora, essas daí serão usadas para pagar alguns débitos a pessoas que muito me ajudaram/ajudam neste hobby. Futuramente faço mais delas, que serão usada para eventuais trocas.
Obs.: Infelizmente o leaf-cutting da
P. esseriana não foi pra frente. Eu acredito que o diminuto tamanho da folha necessite de condições específicas para brotar, de forma que preciso pesquisar um pouco mais antes de tentar novamente um leaf nesta PC. Ainda hei de descolbrir o "pulo do gato" para propagá-la assexuadamente, isso lhes garanto

.
Abs,
Rodrigo F. Costa